A saúde mental de estudantes universitários: breve panorama e algumas iniciativas de promoção

Autores

  • Edleusa Nery Garrido Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Alessandra Barbosa dos Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Gabriel de Jesus Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Geovana Amorim dos Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Gustavo de Barros Araújo Muniz Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Mariana Souza Guimarães Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Núbia Menezes Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Vinícius Coelho do Nascimento Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p77-85

Palavras-chave:

Estudante universitário, Saúde mental, Revisão de literatura

Resumo

O ambiente acadêmico apresenta desafios que podem trazer implicações na saúde mental de estudantes de Instituições do Ensino Superior (IES). OBJETIVOS: revisar estudos que evidenciam a saúde mental de estudantes brasileiros e elencar serviços oferecidos pelas IES, voltados à minimização dos impactos da vida acadêmica no adoecimento psíquico destes. MÉTODO: Identificou-se 23 artigos sobre aspectos da saúde mental e cinco relativos a serviços de atenção ao estudante, a partir da análise temática. RESULTADOS: constatou-se três grupos: saúde mental de forma ampla (saúde mental, qualidade de vida, sofrimento psíquico); aspectos específicos (estresse, depressão, síndrome de Burnout, Bullying, consumo de substâncias psicoativas e suicídio); morbidades relacionadas (anorexia nervosa e distúrbios da imagem). Predominam, nas instituições, ações a partir da demanda espontânea. CONCLUSÃO: há necessidade de políticas no âmbito das IES, redutoras do sofrimento psíquico e promotoras da saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, Bruna Bittencourt et al. Saúde mental do estudante de medicina: psicopatologia, estresse, sono e qualidade de vida. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, v. 7, n. 2, p. 245-254, mai. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1911. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1911/0. Acesso em: 28 out 2019.

ARAÚJO, Mayle Gomes Ferreira. A saúde mental do estudante de medicina: uma análise durante a graduação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, v. 05, n. 11, p. 97-106, 23 nov. 2018. DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/saude/estudante-de-medicina. ISSN:2448-095. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/saude/estudante-de-medicina Acesso em: 15 mar. 2019.

ARAUJO, Tainara Souza; BENTO, Fernanda Cristina de Jesus Colares; CUSTÓDIO, Misael Rabelo de Martins. Risco para o desenvolvimento de anorexia nervosa em estudantes universitárias de nutrição. Revisa, Valparaíso de Goiás, v. 7, n. 3, p. 192-1999, 2018. Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/320. Acesso em: 16 out. 2019.

ARENAS, Luccas Daniel et al. Pega Leve – saúde mental do estudante universitário: um relato de experiência. Trab. En(Cena), Palmas, v. 4, n. 2, p. 519-530, 2019. DOI: 10.20873/25261487V4N2P519. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/205819. Acesso em: 13 jan. 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BELASCO, Isabel Cristina; PASSINHO, Renata Soares; VIEIRA, Valéria Aparecida. Práticas integrativas e complementares na saúde mental do estudante universitário. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 71, n. 1, p. 103-111, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i1p.103-111. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672019000100008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 mar. 2020.

BORGES, Vanessa Lima; LOPES, Ederaldo José; LOPES, Renata Ferrarez Fernandes. Relações entre bullying e esquemas iniciais desadaptativos em estudantes universitários. Revista Brasileira de terapias cognitivas, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 57-64, jan./jun. 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbtc/v14n1/v14n1a08.pdf. Acesso em: 13 jan. 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS: atitude de ampliação de acesso. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 96 p.: il. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_praticas_integrativas_complementares_2ed.pdf. Acesso em: 14 nov. 2019.

CARLETO, Cíntia Tavares et al. Adaptação à universidade e transtornos mentais comuns em graduandos de enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 20, p. 1-11, 17 abr. 2018. DOI: 10.5216/ree. v. 20.43888. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/43888/25414. Acesso em: 26 out. 2019.

COSTA, Camila Furlan; GOULART, Sueli. Capitalismo acadêmico e reformas neoliberais no ensino superior brasileiro. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 396-409, jul./set. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395165788. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cebape/v16n3/1679-3951-cebape-16-03-396.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.

FERNANDES, Márcia Astrês et al. Prevalência de sintomas ansiosos e depressivos em universitários de uma instituição pública. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 71, supl. 5, p. 2298-304, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0752. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reben/v71s5/pt_0034-7167-reben-71-s5-2169.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.

FONAPRACE/ANDIFES. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis. IV Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos da IFES – 2014. Uberlândia: FONAPRACE, julho de 2016. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Pesquisa-de-Perfil-dos-Graduanso-das-IFES_2014.pdf. Acesso em 15 set. 2017.

FONAPRACE/ANDIFES. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES – 2018. Brasília: FONAPRACE/ANDIFES, 2018. Disponível em: http://www.andifes.org.br/v-pesquisa-nacional-de-perfil-socioeconomico-e-cultural-dos-as-graduandos-as-das-ifes-2018/. Acesso em: 15 mai. 2020.

FREITAS, Ana Carolina Macedo de et al. Fatores intervenientes na qualidade de vida do estudante de enfermagem. Rev enferm UFPE online, Recife, v. 12, n. 9. p. 2376-2385, set. 2018. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i9a230110p2376-2385-2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/230110. Acesso em: 15 dez. 2019.

GAINO, Loraine Vivian et al. O conceito de saúde mental para profissionais de saúde. SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em português), v. 14, n. 2, p. 108-116, abr./jun. 2018. DOI: 10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.149449. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/smad/v14n2/07.pdf. Acesso em: 15 dez. 2019.

GALDERISI, Silvana et al. Toward a new definition of mental health. World Psychiatry, [S.L.], v. 14, n. 2, p. 231-233, jun. 2015. DOI: https://doi.org/10.1002/wps.20231. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/wps.20231. Acesso em: 13 dez. 2019.

GIL, Isabella et al. Análise transversal de sintomas depressivos em estudantes de medicina: prevalência no primeiro ano de graduação. Revista PsicoFAE: Pluralidades em Saúde Mental, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 99-118, fev. 2019. ISSN 2447-1798. Disponível em: https://revistapsicofae.fae.edu/psico/article/view/188#:~:text=Os%20dados%20demonstram%20que%20os,aumentar%20a%20consist%C3%AAncia%20dos%20resultados. Acesso em: 15 jul. 2019

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2017 [recurso eletrônico]. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6725796. Acesso em: 05 fev.2020.

HIRSCH, Carolina Domingues et al. Fatores percebidos pelos acadêmicos de enfermagem como desencadeadores do estresse no ambiente formativo. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 27, n. 1, e0370014, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-07072018000370014. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/tce/v27n1/0104-0707-tce-27-01-e0370014.pdf. Acesso em: 28 jan. 2019.

JONES, Kelvyn. A prática de métodos quantitativos. In: SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy (org.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 265-277.

LEÃO, Andrea Mendes et al. Prevalência e fatores associados à depressão e ansiedade entre estudantes universitários da área da saúde de um grande centro urbano do nordeste do Brasil. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 42, n. 4, p. 55-65, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4rb20180092. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v42n4/1981-5271-rbem-42-4-0055.pdf. Acesso em: 28 out. 2019.

MACHADO, Sheila Francisca; VEIGA, Heila Magali da Silva; ALVES, Sérgio Henrique de Souza. Níveis de estresse em alunos de 3ª série do ensino médio. Universitas: Ciências da Saúde, v. 9, n. 2, p. 35-52, 2011. DOI: 10.5102/UCS.V9I2.1362. Disponível em: https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/1362. Acesso em: 24 jun. 2018.

MURAKAMI, Karolina et al. Atuações de um centro educacional e psicológico junto a estudantes universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 19, n. 1, p. 109-119, jan./jun. 2018. DOI: http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p109. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v19n1/12.pdf. Acesso em: 25 nov. 2019.

NEVES, André Luiz Machado das et al. Saúde mental e universidade: experiência do ‘‘espaço de Atendimento PsicoSsocial (Epsico)’’. Trab. En(Cena), Palmas, v. 4, n. 2, p. 531- 542, 2019. DOI: 10.20873/25261487V4N2P531. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/7482/16191. Acesso em: 20 jan.2010.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS. Estrategia de la OMS sobre medicina tradicional 2002-2005. Genebra, 2002. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_docman&view=download&alias=796-estrategia-oms-sobre-medicina-tradicional-2002-2005-6&category_slug=vigilancia-sanitaria-959&Itemid=965. Acesso em: 20 jul. 2017.

OLIVEIRA, Luís Adriano Freitas; BRILHANTE, Aline Veras Morais; LOURINHO, Lídia Andrade. Relação entre ocorrência de endometriose e sofrimento psíquico. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, Fortaleza, v. 31, n. 4, p. 01-06, 2018. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/8755. Acesso em: 19 dez. 2019.

ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD - PAHO Versión oficial en español de la obra original en Inglés: Depression and other common mental disorders: Global Health Estimates. WHO/MSD/MER, 2017. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/34006/PAHONMH17005-spa.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 03 mai. 2020.

PEREIRA, Alexandre de Araújo; VIANNA, Paula Cambraia de Mendonça. Saúde Mental. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, Coopmed, 2009. 76 p.: il. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1730.pdf. Acesso em: 17 dez. 2019.

PEREIRA, Rosane Elstner; MICELI, Bruno Carnevale. Fatores que influenciam o consumo de antidepressivos em universitários dos cursos de saúde de uma instituição de ensino superior privada do município de Sete Lagoas – MG. Revista Brasileira de Ciências da Vida, v. 6, n. 5, p. 113-128. 2018. Disponível em:

http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/882/457. Acesso em: 20 set. 2019.

PERRUSI, Artur. Sofrimento psíquico, individualismo e uso de psicotrópicos: saúde mental e individualidade contemporânea. Tempo soc., São Paulo, v. 27, n. 1, p. 139-159. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-20702015017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20702015000100139&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 11 dez. 2019.

RAMOS, Fabiana Pinheiro et al. Intervenções psicológicas com universitários em serviços de apoio ao estudante. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 221-232, dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n2p221. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v19n2/10.pdf. Acesso em: 28 out. 2019.

RIBEIRO, Rafaella do Carmo et al. Relação da qualidade de vida com problemas de saúde mental em universitários de medicina. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa, v. 10, n. 1, e7646, p.1-13, jan./mar. 2018. ISSN: 2175-0858. Disponível em:

https://periodicos.utfpr.edu.br/rbqv/article/view/7646 Acesso em: 28 out. 2019.

RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2011.

RONDINA, Regina de Cassia et al. Queixas psicológicas e consumo de drogas em universitários atendidos em núcleo de assistência. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.), Ribeirão Preto, v. 14, n. 2, p. 99-107, 2018. DOI: 10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000420. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/smad/v14n2/06.pdf. Acesso em: 19 out. 2019.

SANTANA, Vitor Santos; GONDIM, Sônia Maria Guedes. Regulação emocional, bem-estar psicológico e bem-estar subjetivo. Estudos de Psicologia, Natal, v. 21, n. 1, p. 58-68, 2016. DOI: https://doi.org/10.5935/1678-4669.20160007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epsic/v21n1/1413-294X-epsic-21-01-0058.pdf. Acesso em: 19 out. 2019.

SANTOS, Thiago Santana dos; ALMEIDA, Rafael Lima; ANACLETO, Geovana Mellisa Castrezana. Nível de estresse e qualidade de vida em universitários praticantes e não praticantes de esporte. Revista Científica UMC, Mogi das Cruzes, v. 3, n. 3, p. 1-3. 2018. ISSN 2525-5250. Disponível em: http://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/474/366 Acesso em: 11 dez. 2019.

SILVA, Maria Vanessa Morais da; AZEVEDO, Ana Karina Silva. Um olhar sobre o suicídio: vivências e experiências de estudantes universitários. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, v. 7, n. 3, p. 390- 401, 2018. DOI: 10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1908. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1908/2125. Aceso em: 21 dez. 2019.

SILVA, Ricardo Marinho; DALTRO, Mônica Ramos. Experiências de sofrimento e enfrentamento no ingressar ao ensino superior: narrativa autobiográfica. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, v. 7, n. 3, p. 433-441, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1930. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1930 Acesso em: 11 dez. 2019.

SILVA, Andreia Keyth Batista de et al. Distúrbios de imagem e estado nutricional em universitários. COORTE - Revista Científica do Hospital Santa Rosa, [S.l], v. 2, p. 87-97, 2017. ISSN: 2594-6757. Disponível em: http://www.periodicos.univag.com.br/index.php/mostranutri/article/view/669. Acesso em: 11 dez. 2019.

TAMASHIRO, Elisa Maria et al. Desafios e sucessos de um serviço de saúde mental para estudantes da saúde: a experiência do GRAPEME UNICAMP. Rev Med., São Paulo, v. 98, n. 2, p. 148-51, mar./abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i2p148-151. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/155448/153087. Acesso em: 12 fev. 2020.

TOTI, Thamires Gomes; BASTOS, Felipe Antônio; RODRIGUES, Phillipe. Fatores associados à ansiedade e depressão em estudantes universitários do curso de educação física. Revista Saúde Física & Mental, Belford Roxo (RJ), v. 6, n. 2, 2018. ISSN 2317-1790. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/SFM/article/view/3488. Acesso em: 12 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2023-06-21

Como Citar

GARRIDO, E. N. .; SANTOS, A. B. dos .; SANTOS, G. de J. .; SANTOS, G. A. dos .; MUNIZ, G. de B. A. .; GUIMARÃES, M. S. .; TEIXEIRA, N. M. .; NASCIMENTO, V. C. do . A saúde mental de estudantes universitários: breve panorama e algumas iniciativas de promoção. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 77–85, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p77-85. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17756. Acesso em: 21 nov. 2024.