O MONITOR APOIADOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS PAEE NOS CAMPI DA UNEB DO TERRITÓRIO SERTÃO PRODUTIVO - BAHIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v9.i13.e9132409

Keywords:

Monitor Apoiador, Pessoas Público-Alvo da Educação Especial, Território de Identidade Sertão Produtivo, Universidade do Estado da Bahia

Abstract

Este estudo aborda a inclusão de pessoas Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) no Ensino Superior, especificamente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), nos Campi do território de identidade do Sertão Produtivo, tendo como Objetivo Geral: analisar o processo de inclusão de Pessoas público-alvo da Educação Especial após a inserção do monitor apoiador nos Campi da UNEB no território de identidade do Sertão Produtivo. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes PAEE assistidos pelo programa nos Campi de Caetité e Guanambi. Os resultados evidenciaram avanços notáveis, mas também desafios na plena inclusão desses estudantes. Os monitores apoiadores oferecem suporte acadêmico e atuam como intermediários entre docentes e alunos. Entretanto, as opiniões dos entrevistados indicaram a necessidade de um suporte mais especializado e presencial, especialmente em áreas específicas de estudo. Os dados coletados sugeriram que uma tutoria mais individualizada, como a tutoria de pares, poderia ser uma alternativa mais eficaz para a inclusão, atendendo às demandas específicas de cada área. Conclui-se que, embora haja progressos notáveis, ainda há espaço para ajustes visando à plena inclusão dos PAEE no Ensino Superior. Destaca-se também a importância de políticas concretas, como a implementação de Núcleos de Acessibilidade e Inclusão (NAI), que garantam não apenas a presença, mas também a participação igualitária desses estudantes. Em suma, este trabalho oferece uma visão abrangente da trajetória da inclusão dos PAEE no Ensino Superior, identificando progressos, desafios e sugerindo ajustes necessários para garantir uma inclusão efetiva e igualitária desses estudantes na Universidade.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BAHIA. Campus Brumado. Universidade do Estado da Bahia, 2023. Disponível em: https://portal.uneb.br/campus-brumado/.

BAHIA. Campus Caetité. Universidade do Estado da Bahia, 2023. Disponível em: https://portal.uneb.br/campus-caetite/.

BAHIA. Campus Guanambi. Universidade do Estado da Bahia, 2023. Disponível em: https://portal.uneb.br/campus-guanambi/.

BAHIA. Território de Identidade: Sertão Produtivo. Conferência Estadual de Cultura da Bahia, 2011. Disponível em: https://conferenciadecultura.wordpress.com/2011/10/07/territorio-de-identidade-sertao-produtivo/.

BAHIA. Território de Identidade: Sertão Produtivo. Info Territórios, 2023. Disponível em: https://sei.ba.gov.br/images/informacoes_por/territorio/indicadores/pdf/sertaoprodutivo.pdf.

BEZERRA, Laenne Sarinho. Os desafios dos alunos com deficiência físico-motora na UFPB: a atuação do aluno apoiador no processo de inclusão. UFPB – Centro de Educação, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/14129/1/LSB22112018.pdf.

BRASIL. Decreto Nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Presidência da República, Casa Civil. Brasília, 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm.

BRASIL. Decreto Nº 9.034, de 20 de abril de 2017. Presidência da República, Casa Civil. Brasília, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9034.htm.

BRASIL. Edital Nº 33, de 28 de abril de 2022, Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2022 Impresso. Diário Oficial da União, Edição 80, Seção 3, Página 82, 2022. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-33-de-28-de-abril-de-2022-396385788.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei N 9.394/1996. 5ª edição, 2021. Senado Federal. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/593336/LDB_5ed.pdf.

BRASIL. Lei Nº 12.796, de 04 de abril de 2013. Presidência da República, Casa Civil. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1.

BRASIL. Lei Nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Presidência da República, Casa Civil. Brasília, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13409.htm#art.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria nº 555/2007, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf.

BRASIL. Portaria Nº 3.284, de 7 de novembro de 2003. Ministério de Estado da Educação, 2003. Disponível em: portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port3284.pdf.

BRASIL. Programa Incluir. Ministério da Educação, 2018. Disponível em: portal.mec.gov.br/programa-incluir.

CABRAL, Vinícius Neves de; ORLANDO, Rosimeire Maria; MELETTI, Silvia Márcia Ferreira. O Retrato da Exclusão nas Universidades Brasileiras: os limites da inclusão. Educação & Realidade, v. 45, n. 4, p. e105412, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/N7wznqvpPrbr4zRJddrDsNb/?format=pdf&lang=pt.

FERNANDES, Woquiton Lima; COSTA, Carolina Severino Lopes da. Possibilidades da tutoria de pares para estudantes com deficiência visual no Ensino Técnico e Superior. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, n.1, p. 39-56, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/NdbbF87fYFSTdrRwwLB8hWP/?format=pdf&lang=pt.

GANDRA, Alana. Pessoas com deficiência em 2019 eram 17,3 milhões. Agência Brasil, 2021. Rio de Janeiro. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-08/pessoas-com-deficiencia-em-2019-eram-173-milhoes#Ou%C3%A7a%20Na%20Radioag%C3%AAncia%20Nacional.

GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica, Alínea Editora, 2ª Edição, Campinas, SP, 2001.

GUIMARÃES, Maria Cecília Alvim; BORGES, Adriana Araújo Pereira; VAN PETTEN, Adriana Valladão Novais. Trajetórias de Alunos com Deficiência e as Políticas de Educação Inclusiva: da Educação Básica ao Ensino Superior, Rev. Bras. Educação Especial, Bauru, v.27, e0059, p.935-952, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/WFpCcPQN95YxfqRjPW49sVz/?format=pdf&lang=pt.

IBGE. Cidades e Estados – Brumado. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba/brumado.html.

IBGE. Cidades e Estados – Caetité. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba/caetite.html.

IBGE. Cidades e Estados – Guanambi. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ba/guanambi.html.

MARINS, Kéren-Hapuque Cabral de. Benefícios e desafios da tutoria de pares para aluno com deficiência intelectual. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/12395/DISSERTA%c3%87%c3%83O-%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

MARTINS, Bruno Sena; FONTES, Fernando; HESPANHA, Pedro; BERG, Aleksandra. A emancipação dos estudos da deficiência. Revista Crítica de Ciências Sociais, 98, Setembro 2012: 45-64. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/pdf/5014.

MANZINI, Eduardo José. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. Seminário Internacional sobre pesquisa e estudos qualitativos, Departamento de Educação Especial, Programa de Pós Graduação em Educação, Unesp, Marília, 2004. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/EduardoManzini/Manzini_2004_entrevista_semi-estruturada.pdf.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. Editora Atlas, 5ª Edição, 2003.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Universidade Estadual de Santa Cruz. Sisu – Sistema de Seleção Unificada, 2022. Disponível em: http://www.uesc.br/processo_seletivo/sisu_2022/sisu2022-termo-de-adesao-atualizado.pdf.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; MUSSI, Leila Maria Prates Teixeira; ASSUNÇÃO, Emerson Tadeu Cotrim; NUNES, Claudio Pinto. Pesquisa Quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, Rio de Janeiro, v.7, n.2, p. 414-430, jul-dez, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/41193/32038.

RIBEIRO, Natércia Freitas; ALVARENGA, Elenice Monte; GALASSO, Bruno. Programa de monitoria como estratégia de permanência e êxito para estudantes com deficiência visual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí: Um relato de experiência. Revista Portuguesa de Educação, 35(1), 65-83. http://doi.org/10.21814/rpe.20758, 2022. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/374/37471881005/37471881005.pdf.

SÃO PAULO. Sumário: Relatório Mundial sobre a Deficiência. Governo do Estado São Paulo, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2011. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/70670/WHO_NMH_VIP_11.01_por.pdf?sequence=9.

SOUZA, Luciana Karine de. Pesquisa com análise qualitativa de dados: conhecendo a Análise Temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 2019, Rio de Janeiro, 71 (2): 51-67. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/arbp/v71n2/05.pdf.

SOUZA, Joslei Viana. Tutoria: estratégias de ensino para inclusão de alunos com deficiência em aulas de Educação Física. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.

SOUZA, Juliana Alves de Souza; REIS, Andrey dos Santos; RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante; SANTOS, Lúcia Cristina Gomes dos. A importância do aluno apoiador no processo de inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior. Seminário de Projetos de Ensino, UNIFESSPA, Diretoria de Planejamento e Projetos Educacionais – DPROJ, 2017. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/591/208.

UEFS. Resolução CONSU 010/2019. Universidade Estadual de Feira de Santana, 2019.

UESB. Resolução CONSEPE Nº37/2008. Universidade Estadual do Sudeste da Bahia, 2008. Disponível em: http://www2.uesb.br/transparencia/uploads/consepe/37%20-%20Reserva%20de%20vagas.%20Cotas.pdf.

Published

2024-11-08

How to Cite

SILVA, T. F. T.; SOUZA, K. O. O MONITOR APOIADOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS PAEE NOS CAMPI DA UNEB DO TERRITÓRIO SERTÃO PRODUTIVO - BAHIA. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 9, n. 13, p. e9132409, 2024. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v9.i13.e9132409. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/21782. Acesso em: 21 nov. 2024.