Teaching geometry in the first years of fundamental education: what do literacy teachers reveal?

Authors

  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Ana Maria Porto Nascimento Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Solange Fernandes Maia Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p4-11

Keywords:

Geometry teaching, Literacy, School, Teacher training

Abstract

This article is the result of a qualitative research, of the case study type, which addressed the teaching of Geometry in the Literacy Cycle. The objectives of this study were to identify what literacy teachers understand about Geometry, how their teaching is being developed and what they hope to learn in a study space established in the school. The data were produced from an interview with a group of five teachers. For the analysis of the data, Content Analysis was chosen. The contents produced by literacy teachers indicated that the reality of not learning geometric concepts and the consequent inadequate teaching of these concepts is still a reality that worries and instigates scholars in Mathematics Education. The aim of this pilot activity is to expand and search for representatives of the municipal education network, including establishing the school as a space for research and training.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, M. B. A formação inicial de professores no curso de Pedagogia: constatações sobre a formação matemática para a docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2009. 177 f. Dissertação (Mestrado acadêmico em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2009. Disponível em: <http://cienciaematematica.vivawebinternet.com.br/media/dissertacoes/ed33a21649fb701.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2020.

ANDRÉ, M. E. D. Etnografia da prática escolar. 8. ed. Campinas: Papirus, 2002.

BAHIA. Documento Curricular Referencial da Bahia para Educação Infantil e Ensino Fundamental – Superintendência de Políticas para Educação Básica. União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Bahia Salvador: Secretaria da Educação, 2019. Disponível em: <http://escolas.educacao.ba.gov.br/orientacoescurricularesestaduais>. Acesso em: 04 jun. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

BIANI, R. P. Considerações sobre a geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. Ciências em Foco, v. 4, n. 1, 19 fev. 2013. Disponível em: <https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9195>. Acesso em: 04 jun. 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 09, de 08 de maio de 2001. Institui as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2020.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/materiais-listagem/item/download/21_9945a2941359afb9a5bc726869f697c5>. Acesso em: 04 jun. 2020.

CARVALHO, J. B. P.; LIMA, P. F. Escolha e uso do livro didático. In: Matemática: Ensino Fundamental. João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho/coord. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino, v. 17). Disponível em: <http://educacaointegral.mec.gov.br/images/pdf/bibioteca/2011_matematica_capa.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2020.

CERRILLO, Q. M. La escuela como espacio de trabajo para los profesores. In: MARCELO, C. La función docente. Madrid: Editorial Síntesis, 2001. p. 141-170.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GIROUX, H. A escola crítica e a política cultural. Trad. Dogmar M. L. Zibas. São Paulo: Cortez, 1988.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: Nóvoa, A. (Org.). Vida de professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Ed. 2000. p. 31-61.

MARQUESIN, D. F. B. Práticas compartilhadas e a produção de narrativas sobre aulas de Geometria: o processo de desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática. 242 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação – Linha de Pesquisa: Matemática, cultura e práticas pedagógicas). Programa de Pós-Graduação Scricto Sensu em Educação. Itatiba, SP: Universidade São Francisco. Itatiba. 2007. Disponível em: <https://www.usf.edu.br/publicacoes/dissertacoes.vm>. Acesso em: 04 jun. 2020.

MORAES, J. M. Construção dos conceitos geométricos no contexto de formação inicial de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 206 f. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília – Faculdade de Educação. Brasília, DF, 2008. Disponível em: < https://repositorio.unb.br/handle/10482/1267>. Acesso em: 04 jun. 2020.

NACARATO, A. M; Passos, C. L. B. A Geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EdUFSCar, 151 p, 2003.

NACARATO, A. M; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 2a. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

NASCIMENTO, A. M. P. A construção coletiva de uma práxis emancipatória em alfabetização Matemática. 232p. 2016. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília – Faculdade de Educação. Brasília, DF, 2016. Disponível em: < https://repositorio.unb.br/handle/10482/22789>. Acesso em: 04 jun. 2020.

OLIVEIRA, R. M. M. A. Narrativas de formação: Aspectos da trajetória como estudante e experiências de estágio. Interacções, Portugal, vol.7. nº18. 2011. p. 229-245. Disponível em: < https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/466/420>. Acesso em: 04 jun. 2020.

PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da Geometria: uma visão histórica. Campinas. 201 f. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, 1989. Disponível em: < http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252057>. Acesso em: 04 jun. 2020.

PASSOS, C. L. B; NACARATO, A. M. O ensino de Geometria no ciclo de alfabetização: um olhar a partir da provinha Brasil. Educação Matemática Pesquisa, v. 16, p. 1147-1168, 2014. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/22016>. Acesso em: 04 jun. 2020.

PIMENTA, S. G. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. Revista Faculdade de Educação, São Paulo, julho 1996. p. 72-89. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579>. Acesso em: 04 jun. 2020.

SILVA, A. J. N. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de Matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.

SILVA, A. J. N. Querido diário... O que revelam as narrativas sobre ludicidade, formação e futura prática do professor que ensina(rá) Matemática nos Anos Iniciais. 348 f. 2018. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, 2018. Disponível em <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10923>. Acesso em: 04 jun. 2020.

SILVA, A. J. N.; PASSOS, C. L. B. Formação do professor que ensina Matemática, ludicidade e narrativas: o que se pesquisou no Brasil. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 14, p. 1-18, 2020. Disponível em: < http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/3631/992>. Acesso em: 04 jun. 2020.

TRUJILLO, W. A formação inicial e os conhecimentos do o que e do como ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: encontros e desencontros. 230 f. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá/MT, 2009. Disponível em: . Acesso em: 04 jun. 2020.

Published

2023-06-21

How to Cite

SILVA, A. J. N. da .; NASCIMENTO, A. M. P.; PEREIRA, S. F. M. . Teaching geometry in the first years of fundamental education: what do literacy teachers reveal?. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 4–11, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p4-11. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17745. Acesso em: 21 nov. 2024.