Um olhar para o brincar no “Programa Primeira Infância” no Sistema Único de Assistência Social

Autores

  • Adriana Trindade da Silva Fernandes Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Patrícia Natália dos Santos Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Larissa Monique de Souza Almeida Ribeiro Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Sandra Alves de Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p39-48

Palavras-chave:

Brincar, Vínculo familiar, Infância, Crianças

Resumo

Com a intenção de conhecer a prática e a organização do trabalho das visitadoras do Programa Primeira Infância (PIS) no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), este estudo tem por objetivo compreender como elas concebem o brincar nas suas práticas. O lócus da pesquisa foi o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Ibiassucê, estado da Bahia. As discussões apresentadas tomaram como base pesquisas bibliográficas em manuais do programa, no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e no Estatuto da Criança e do Adolescente, dentre outras. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, e os instrumentos da coleta de dados foram: questionário, análise documental das fichas preenchidas pelas visitadoras e o diário de campo. Percebeu-se o brincar, na concepção das visitadoras do PIS, como uma forma de aproximar as mães de seus filhos, fortalecendo o vínculo entre a criança e o cuidador. Além disso, foi possível entender que o brincar é um instrumento importante para o desenvolvimento da criança, pois possibilita identificar suas dificuldades motoras e cognitivas e, portanto, permite interferir e fortalecer o seu desenvolvimento. O PIS tem sido uma forma de mostrar às famílias do município de Ibiassucê a importância do brincar e também de ajudá-las a usufruir dos direitos que lhes são violados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n° 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 18 dez. 2009.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano. Criança Feliz: guia para visita domiciliar. Brasília, DF: MDS/SNPDH, 2017a, 2ª versão.

BRASIL. A participação do SUAS no Programa Criança Feliz. Ministério do desenvolvimento social e agrário. Brasília, DF: 2017b. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/SUAS_no_CriancaFeliz.pdf. Acesso em: 14 set. 2018.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Versão atualizada. Rio de Janeiro: CEDECA, 2017c.

BRÊTAS, José Roberto da Silva. Cuidados com o desenvolvimento psicomotor e emocional da criança: do nascimento a três anos de idade. São Paulo: Iátria, 2006.

BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 24, n. 2, 1998.

GONSALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. 2. ed. Campinas, SP:

Alínea, 2001.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In:

SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO - PERSPECTIVAS ATUAIS, 1., 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, 2010.

MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MOYLES, Janet. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Tradução de Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Educação, arte e jogo. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

2023-06-21

Como Citar

FERNANDES, A. T. da S. .; PEREIRA, P. N. dos S. .; RIBEIRO, L. M. de S. A. .; OLIVEIRA, S. A. de . Um olhar para o brincar no “Programa Primeira Infância” no Sistema Único de Assistência Social. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 5, n. 7, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p39-48. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/39-48. Acesso em: 22 dez. 2024.