PARADIGMAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O SUBSISTEMA DE EDUCAÇÃO GERAL EM MOÇAMBIQUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v9.i13.e9132408

Palavras-chave:

avaliação da aprendizagem, educação geral, paradigmas de avaliação

Resumo

Com o estudo pretende-se reflectir sobre os paradigmas de avaliação vigentes nas escolas moçambicanas, analisando qual seria o mais ideal no momento em que vivemos. A pesquisa baseou numa abordagem qualitativa, em que fez-se a revisão bibliográfica sobre Avaliação educacional bem como a análise de documentos que regulam a avaliação no subsistema de Educação Geral em Moçambique. Ao se reflectir sobre os paradigmas de avaliação percebe-se a necessidade de se assumir a avaliação como um compromisso que leva o professor a criar momentos de interação e reflexão durante as aulas, para que os alunos possam partilhar suas próprias ideias, uma vez que na maioria das escolas a avaliação permanece enraizada na ideia de verificação da aprendizagem por meio de atribuição de notas, o que favorece a quantificação dos resultados ao invés de aferir o desenvolvimento dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emília Maria José Guiraguira, Academia Militar Marechal Samora Machel (AMMSM)

Doutoranda em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Pedagógica de Maputo. Professora da  Academia Militar Marechal Samora Machel, na Província de Nampula, em Moçambique.

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq - Bível 1D.

Referências

BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. Curitiba: InterSaberes, 2017.

CARMO, Gabriela Fernado do; PASSOS, Vânia Maria Araújo. Avaliação classificatória x avaliação mediadora: a busca por uma avaliação que potencialize a construção da aprendizagem. Revista Humanidades e Inovação. v.9, n. 22. 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8070. Acesso em: 22 de jun. 20224.

FERNANDES, Domingos. Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa: Texto Editora, 2005.

FREIA, Alice Castigo Binda; GOMUNDANHE, Almeida Meque. Avaliação da aprendizagem e inclusão de alunos no espaço escolar em Moçambique: uma análise com base em documentos normativos. Horizontes, v. 41, n. 1, p. e023009, 2023. DOI: 10.24933/horizontes.v41i1.1476. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1476. Acesso em: 22 de jun. 20224.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. Porto Alegre: Mediação, 2008.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola uma universidade. 35. ed. revista. Porto Alegre, Editora Mediação, 2019.

INDE. Regulamento de Avaliação do Ensino Secundário. Maputo, 2022.

INDE. Plano Curricular do Ensino Primário: Objectivos, Política, Estrutura, Plano de Estudos e Estratégias de Implementação. Maputo, 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2021.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

MAZULA, Brazão. A complexidade de ser professor em Moçambique e seus desafios. Maputo: Plural Editores, 2018.

MEC & INDE. Plano Curricular do Ensino Secundário Geral (PCESG) — Documento Orientador, Objectivos, Política Estrutura, Plano de Estudos e Estratégias de Implementação. Maputo, 2007.

MINEDH. Regulamento de Avaliação do Ensino Primário. Maputo, 2022.

MINEDH. Regulamento Geral de Avaliação do Ensino Primário, Ensino Secundário Geral e Alfabetização e Educação de Adultos. Ministério da Educação, Diploma Ministerial n.º 04/2021. Maputo, 2021.

PACHECO, José. Avaliação da aprendizagem. In: Leandro Almeida e José Tavares (org.). Conhecer, aprender e avaliar. Porto: Porto Editora, 1998.

SAUL, Ana Maria. Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória. Educ. Pesqui., São Paulo, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201508143035. Acesso em: 22 de jun. 20224.

Downloads

Publicado

2024-10-30

Como Citar

GUIRAGUIRA, E. M. J.; NUNES, C. P. PARADIGMAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O SUBSISTEMA DE EDUCAÇÃO GERAL EM MOÇAMBIQUE. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 9, n. 13, p. e9132408, 2024. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v9.i13.e9132408. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/22166. Acesso em: 21 nov. 2024.