PARADIGMAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O SUBSISTEMA DE EDUCAÇÃO GERAL EM MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v9.i13.e9132408Palavras-chave:
avaliação da aprendizagem, educação geral, paradigmas de avaliaçãoResumo
Com o estudo pretende-se reflectir sobre os paradigmas de avaliação vigentes nas escolas moçambicanas, analisando qual seria o mais ideal no momento em que vivemos. A pesquisa baseou numa abordagem qualitativa, em que fez-se a revisão bibliográfica sobre Avaliação educacional bem como a análise de documentos que regulam a avaliação no subsistema de Educação Geral em Moçambique. Ao se reflectir sobre os paradigmas de avaliação percebe-se a necessidade de se assumir a avaliação como um compromisso que leva o professor a criar momentos de interação e reflexão durante as aulas, para que os alunos possam partilhar suas próprias ideias, uma vez que na maioria das escolas a avaliação permanece enraizada na ideia de verificação da aprendizagem por meio de atribuição de notas, o que favorece a quantificação dos resultados ao invés de aferir o desenvolvimento dos alunos.
Downloads
Referências
BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. Curitiba: InterSaberes, 2017.
CARMO, Gabriela Fernado do; PASSOS, Vânia Maria Araújo. Avaliação classificatória x avaliação mediadora: a busca por uma avaliação que potencialize a construção da aprendizagem. Revista Humanidades e Inovação. v.9, n. 22. 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8070. Acesso em: 22 de jun. 20224.
FERNANDES, Domingos. Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa: Texto Editora, 2005.
FREIA, Alice Castigo Binda; GOMUNDANHE, Almeida Meque. Avaliação da aprendizagem e inclusão de alunos no espaço escolar em Moçambique: uma análise com base em documentos normativos. Horizontes, v. 41, n. 1, p. e023009, 2023. DOI: 10.24933/horizontes.v41i1.1476. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1476. Acesso em: 22 de jun. 20224.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. Porto Alegre: Mediação, 2008.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola uma universidade. 35. ed. revista. Porto Alegre, Editora Mediação, 2019.
INDE. Regulamento de Avaliação do Ensino Secundário. Maputo, 2022.
INDE. Plano Curricular do Ensino Primário: Objectivos, Política, Estrutura, Plano de Estudos e Estratégias de Implementação. Maputo, 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2021.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
MAZULA, Brazão. A complexidade de ser professor em Moçambique e seus desafios. Maputo: Plural Editores, 2018.
MEC & INDE. Plano Curricular do Ensino Secundário Geral (PCESG) — Documento Orientador, Objectivos, Política Estrutura, Plano de Estudos e Estratégias de Implementação. Maputo, 2007.
MINEDH. Regulamento de Avaliação do Ensino Primário. Maputo, 2022.
MINEDH. Regulamento Geral de Avaliação do Ensino Primário, Ensino Secundário Geral e Alfabetização e Educação de Adultos. Ministério da Educação, Diploma Ministerial n.º 04/2021. Maputo, 2021.
PACHECO, José. Avaliação da aprendizagem. In: Leandro Almeida e José Tavares (org.). Conhecer, aprender e avaliar. Porto: Porto Editora, 1998.
SAUL, Ana Maria. Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória. Educ. Pesqui., São Paulo, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201508143035. Acesso em: 22 de jun. 20224.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.