PARADIGMAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O SUBSISTEMA DE EDUCAÇÃO GERAL EM MOÇAMBIQUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v9.i13.e9132408

Palavras-chave:

avaliação da aprendizagem, educação geral, paradigmas de avaliação

Resumo

Com o estudo pretende-se reflectir sobre os paradigmas de avaliação vigentes nas escolas moçambicanas, analisando qual seria o mais ideal no momento em que vivemos. A pesquisa baseou numa abordagem qualitativa, em que fez-se a revisão bibliográfica sobre Avaliação educacional bem como a análise de documentos que regulam a avaliação no subsistema de Educação Geral em Moçambique. Ao se reflectir sobre os paradigmas de avaliação percebe-se a necessidade de se assumir a avaliação como um compromisso que leva o professor a criar momentos de interação e reflexão durante as aulas, para que os alunos possam partilhar suas próprias ideias, uma vez que na maioria das escolas a avaliação permanece enraizada na ideia de verificação da aprendizagem por meio de atribuição de notas, o que favorece a quantificação dos resultados ao invés de aferir o desenvolvimento dos alunos.

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Biografia do Autor

Emília Maria José Guiraguira, Academia Militar Marechal Samora Machel (AMMSM)

Doutoranda em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Pedagógica de Maputo. Professora da  Academia Militar Marechal Samora Machel, na Província de Nampula, em Moçambique.

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq - Bível 1D.

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Publicado

2024-10-30

Como Citar

GUIRAGUIRA, E. M. J.; NUNES, C. P. PARADIGMAS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O SUBSISTEMA DE EDUCAÇÃO GERAL EM MOÇAMBIQUE. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 9, n. 13, p. e9132408, 2024. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v9.i13.e9132408. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/22166. Acesso em: 21 dez. 2024.