O MONITOR APOIADOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS PAEE NOS CAMPI DA UNEB DO TERRITÓRIO SERTÃO PRODUTIVO - BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v9.i13.e9132409

Palavras-chave:

Monitor Apoiador, Pessoas Público-Alvo da Educação Especial, Território de Identidade Sertão Produtivo, Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este estudo aborda a inclusão de pessoas Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) no Ensino Superior, especificamente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), nos Campi do território de identidade do Sertão Produtivo, tendo como Objetivo Geral: analisar o processo de inclusão de Pessoas público-alvo da Educação Especial após a inserção do monitor apoiador nos Campi da UNEB no território de identidade do Sertão Produtivo. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com estudantes PAEE assistidos pelo programa nos Campi de Caetité e Guanambi. Os resultados evidenciaram avanços notáveis, mas também desafios na plena inclusão desses estudantes. Os monitores apoiadores oferecem suporte acadêmico e atuam como intermediários entre docentes e alunos. Entretanto, as opiniões dos entrevistados indicaram a necessidade de um suporte mais especializado e presencial, especialmente em áreas específicas de estudo. Os dados coletados sugeriram que uma tutoria mais individualizada, como a tutoria de pares, poderia ser uma alternativa mais eficaz para a inclusão, atendendo às demandas específicas de cada área. Conclui-se que, embora haja progressos notáveis, ainda há espaço para ajustes visando à plena inclusão dos PAEE no Ensino Superior. Destaca-se também a importância de políticas concretas, como a implementação de Núcleos de Acessibilidade e Inclusão (NAI), que garantam não apenas a presença, mas também a participação igualitária desses estudantes. Em suma, este trabalho oferece uma visão abrangente da trajetória da inclusão dos PAEE no Ensino Superior, identificando progressos, desafios e sugerindo ajustes necessários para garantir uma inclusão efetiva e igualitária desses estudantes na Universidade.

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Publicado

2024-11-08

Como Citar

SILVA, T. F. T.; SOUZA, K. O. O MONITOR APOIADOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS PAEE NOS CAMPI DA UNEB DO TERRITÓRIO SERTÃO PRODUTIVO - BAHIA. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 9, n. 13, p. e9132409, 2024. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v9.i13.e9132409. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/21782. Acesso em: 30 dez. 2024.