A avaliação da aprendizagem na perspectiva discente: percepções, desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i12.e8122306Palavras-chave:
Prática avaliativa, Mensuração, ClassificaçãoResumo
O presente artigo discute a avaliação da aprendizagem na Educação Técnica Profissional sob a perspectivas de alunos(as) dos cursos técnicos integrado ao ensino médio, tendo em vista as contradições que envolvem os processos avaliativos. Diante disso, este artigo tem como objetivo, analisar o uso da avaliação nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de uma instituição federal do Norte de Minas Gerais. O percurso metodológico para o desenvolvimento desse trabalho trata de uma pesquisa de campo, a partir de uma abordagem crítica que teve como instrumento de coleta de dados o questionário. Os resultados da pesquisa apontam que as sensações de medo, ansiedade e pavor ainda se fazem presente durante a execução de provas e testes; avaliação no processo ensino-aprendizagem dos(as) alunos(as) nestes tipos de atividade tem por objetivo avaliar a aprendizagem; aponta ainda, que a prática de avaliar está relacionada a forma como cada docente percebe a avaliação, assim como, cada um assume uma postura diante dela.
Downloads
Referências
FERREIRA, C. Alberto. A avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores: discursos de professores/formadores. Educação em Revista. Belo Horizonte v.31n.03p. 225-249, 2015. Disponível em Scielo - brasil - a avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores: discursos de professores/formadores a avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores: discursos de professores/formadores. Acesso em 01 mar. de 2023.
GOLDEMBERG, M. A arte de pesquisar. 5. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
HOFFMAN, Jussara M.L. Avaliação mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 44.ed. Porto Alegre-RS: Mediação, 2010.
______. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 28 ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 19 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
VASCONCELOS, Celso dos S. Avaliação: Concepção Dialética - Libertadora do Processo De Avaliação Escolar. 20. ed. São Paulo: Cadernos Pedagógicos do Libertad, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.