A avaliação da aprendizagem na perspectiva discente: percepções, desafios e perspectivas

Autores

  • Cláudio Wilson dos Santos Pereira Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG, Januária, MG - Brasil
  • Joelma de Fatima Mendes Bandeira Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG, Januária, MG - Brasil
  • Laura Caroline Magalhães dos Santos Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG, Januária, MG - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i12.e8122306

Palavras-chave:

Prática avaliativa, Mensuração, Classificação

Resumo

O presente artigo discute a avaliação da aprendizagem na Educação Técnica Profissional sob a perspectivas de alunos(as) dos cursos técnicos integrado ao ensino médio, tendo em vista as contradições que envolvem os processos avaliativos. Diante disso, este artigo tem como objetivo, analisar o uso da avaliação nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de uma instituição federal do Norte de Minas Gerais. O percurso metodológico para o desenvolvimento desse trabalho trata de uma pesquisa de campo, a partir de uma abordagem crítica que teve como instrumento de coleta de dados o questionário. Os resultados da pesquisa apontam que as sensações de medo, ansiedade e pavor ainda se fazem presente durante a execução de provas e testes; avaliação no processo ensino-aprendizagem dos(as) alunos(as) nestes tipos de atividade tem por objetivo avaliar a aprendizagem; aponta ainda, que a prática de avaliar está relacionada a forma como cada docente percebe a avaliação, assim como, cada um assume uma postura diante dela.

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Referências

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Publicado

2023-12-08

Como Citar

PEREIRA, C. W. dos S.; BANDEIRA, J. de F. M.; SANTOS, L. C. M. dos. A avaliação da aprendizagem na perspectiva discente: percepções, desafios e perspectivas . Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 12, p. e8122306, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i12.e8122306. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19280. Acesso em: 30 abr. 2024.