Organização e lutas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no município de Urandi/BA

Autores

  • Leidjane Fernandes Baleeiro Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Ipiaú, Bahia - Brasil.
  • Janaína Ezequiel França Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, Bahia – Brasil
  • Marcus Bernardes de Oliveira Silveira Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Santa Catarina- Brasil
  • Juliana Ferreira de Santana Aranha Martins Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Guanambi, Bahia - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p192-201

Palavras-chave:

Memórias, Sindicalismo, Trabalhadores/as Rurais

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar as memórias, trajetórias e lutas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Urandi/BA abordando a participação e mobilização de mulheres, homens, jovens e idosos/as do campo que fizeram parte da história da entidade e da luta do movimento sindical. Como forma de resistência ao desmonte dos sindicatos, criminalização dos movimentos sociais e de negação e retirada de direitos na história recente do nosso país, é importante destacarmos os processos de organização e lutas dos trabalhadores/as. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados como fonte de pesquisa, documentos da entidade, como estatuto social, atas, livros de registros de sócios/as, fotografias e entrevistas com protagonistas da história. O trabalho desenvolvido evidencia que a força dos trabalhadores/as organizados, é um instrumento fundamental na conquista e manutenção dos direitos já conquistados pelos trabalhadores/as rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORGES, Altamiro. Origem e papel dos Sindicatos.2006. Disponível em: http://www.contag.org.br/imagens/Origemepapeldossindicatos-AltamiroBorges.pdf, acesso em: 20/05/2022.

MARX, Karl, ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. 1ª ed. São Paulo: Penguin Classics/Companhia das Letras, 2012.

MEDEIROS, Leonilde Servolo de. Sindicalismo Rural. In: CALDART, Roseli Salete (org). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

SILVA, Maria do Socorro. A história das nossas raízes: itinerário das lutas dos trabalhadores (as) rurais no Brasil e o surgimento do sindicalismo rural. 2006. Disponível em: http://www.enfoc.org.br/system/arquivos/documentos/67/Historia-das-nossas-raizes-itinerario-das-lutas-dos-trabalhadores--socorro-silva---2006.pdf Acesso em: 20/05/2022.

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DE URANDI. Memórias, Trajetórias e Lutas: A história do

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

BALEEIRO, L. F.; FRANÇA, J. E.; SILVEIRA, M. B. de O.; MARTINS, J. F. de S. A. Organização e lutas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no município de Urandi/BA. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 11, p. 192–201, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p192-201. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19273. Acesso em: 10 maio. 2024.