Projeto profissional do jovem na pedagogia da alternância: da proposta à implementação

Autores

  • Grace Itana Cruz de Oliveira Instituto Federal – IF Baiano, Bom Jesus da Lapa, Bahia - Brasil
  • Jeane Moura Rocha Instituto Federal – IF Baiano, Bom Jesus da Lapa, Bahia - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p143-163

Palavras-chave:

Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Projeto Profissional do Jovem

Resumo

O presente artigo versa sobre a proposta do Projeto Profissional do Jovem (PPJ) da Escola Família Agrícola (EFA), no contexto da Pedagogia da Alternância (PA). A problemática desse estudo foi analisar como é constituída a proposta do PPJ da EFA de Riacho de Santana e como se dá a implementação da mesma no curso Técnico em Meio Ambiente. Deste modo foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de informações a análise documental e entrevista on-line. As discussões possibilitaram a reflexão sobre a educação do campo, tendo como objeto de estudo o PPJ, um dos instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância. O estudo revela implicação do instrumento PPJ na formação dos(as) alternantes, capaz de envolvê-los(as) na construção significativa de um projeto de vida, configurando-se como propósito aos(às) egressos(as), mesmo quando não efetivado imediatamente ao final do curso.

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

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