Projeto profissional do jovem na pedagogia da alternância: da proposta à implementação
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p143-163Palavras-chave:
Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Projeto Profissional do JovemResumo
O presente artigo versa sobre a proposta do Projeto Profissional do Jovem (PPJ) da Escola Família Agrícola (EFA), no contexto da Pedagogia da Alternância (PA). A problemática desse estudo foi analisar como é constituída a proposta do PPJ da EFA de Riacho de Santana e como se dá a implementação da mesma no curso Técnico em Meio Ambiente. Deste modo foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de informações a análise documental e entrevista on-line. As discussões possibilitaram a reflexão sobre a educação do campo, tendo como objeto de estudo o PPJ, um dos instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância. O estudo revela implicação do instrumento PPJ na formação dos(as) alternantes, capaz de envolvê-los(as) na construção significativa de um projeto de vida, configurando-se como propósito aos(às) egressos(as), mesmo quando não efetivado imediatamente ao final do curso.
Downloads
Referências
Associação Beneficente Promocional Agrícola de Riacho de Santana. Projeto Político Pedagógico. Riacho de Santana- Bahia, março de 2016.
ANDRÉ, Marli. O que é um Estudo de Caso qualitativo em educação? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.mnemos.unir.br/uploads/13131313/arquivos/Marli_Andr__O_que___um_Estudo_de_Caso_417601789.pdf. Acesso em 22 nov.2020.
ARAÚJO, Sandra Regina Magalhães de. Escola para o trabalho, escola para a vida: o caso da Escola Família Agrícola de Angical – Bahia. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Departamento de Educação -Campus I- Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2005. Disponível em: http://www.cdi.uneb.br/site/wp-content/uploads/2016/01/sandra_regina_magalhaes_de_araujo.pdf. Acesso em: 30 jan. 2020.
BEGNAMI, João Batista. Formação Pedagógica de Monitores das Escolas Famílias Agrícolas e Alternâncias: Um Estudo Intensivo dos Processos Formativos de Cinco Monitores. 2003. Dissertação (Mestrado Internacional em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa/Universidade François Rabelais/UNEFAB, Belo Horizonte, 2003. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/391/1/begnami_2003.pdf. Acesso em 10 out. 2019.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora. 1994.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 17 set. 2019.
BRASIL. Parecer CNE/CEB- 01/2006. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_parecer_1_de_1_de_fevereiro_de_2006.pdf. Acesso em 02 set. 2020.
BRASIL. Comissão do Senado aprova projeto que dificulta fechamento de escolas rurais. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32804. Acesso em: 05 mai. 2020.
BURGHGRAVE, Thierry de. Vagabundos, não senhor cidadãos brasileiros e planetários: uma experiência educativa pioneira do campo. Orizona/GO: UNEFAB, 2011.
CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp.60-81, Jan/Jun 2003. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2009-1/Educacao-MII/3SF/A_ESCOLA_DO_CAMPO_EM_MOVIMENTO.pdf. Acesso em: 11 jul. 2020.
CALVÓ, Pedro Puig; GIMONET, Jean Claude. Aprendizagens e relações humanas na Formação por Alternância. In: BEGNAMI, João Batista. BURGHGRAVE, Thierry de (Orgs.) Pedagogia da Alternância e Sustentabilidade. Orizona UNEFAB, 2013. 279 p.
CARVALHO, Sandra Maria Gadelha de; PIO, Paulo Martins. A categoria da práxis em Pedagogia do Oprimido: sentidos e implicações para a educação libertadora. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 98, n. 249, p. 428-445, maio/ago. 2017. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3378/3113. Acesso em 10 jul. 2020.
CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf. Acesso em: 01 jun. 2020.
COSTA, Ana Maria Nicolaci-da; DIAS, Daniela Romão-; DI LUCCIO, Flávia. Uso de Entrevistas On-Line no Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS). Psicologia: Reflexão e Crítica, 22(1), 36-43, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/prc/v22n1/06.pdf. Acesso em 20 jul. 2020.
CUNHA, Bárbara Madruga. Violência contra a mulher, direito e patriarcado: perspectivas de combate à violência de gênero. XVI Jornada de iniciação cientifica de direito da UFPR. Curitiba, 2014. Disponível em: http://www.direito.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2014/12/Artigo-B%C3%A1rbara-Cunha-classificado-em-7%C2%BA-lugar.pdf. Acesso em 06 out. 2020.
ESTEVAM, Dimas de Oliveira. Casa Familiar Rural: a formação com base na pedagogia da alternância. 2 ed. Ver., ampl., at. Florianópolis: Insular. 2012.
ESTRELA, Simone da Costa. Educação Profissional e formação omnilateral: das escolas de artífices ao projeto de ensino integrado do Instituto Federal Goiano- Campus Posse. XIII Congresso Nacional de Educação- EDUCERE. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas. IV seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE. VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO). 2017. Disponível em: https://educere.pucpr.br/p1/anais.html?tipo=&titulo=&edicao=2017&autor=estrela&area=. Acesso em: 5 jun. 2020.
FONSECA, Aparecida Maria. Contribuições da Pedagogia da Alternância para o desenvolvimento sustentável: trajetórias de egressos de uma Escola Família Agrícola. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B07bZlN7afpJMUpad3dMMG8xOGc/edit. Acesso em: 05 ago. 2019.
FROSSARD, Antônio Carlos. Identidade do jovem rural confrontando com estereótipo de Jeca Tatu: um estudo qualitativo com os jovens da EFA Rei Alberto I. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa/Universidade François Rabelais/UNEFAB. Nova Friburgo. 2003. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/393/1/frossard_2003.pdf. Acesso em: 12 ago. 2019.
GHEDIN, Evandro FRANCO, Maria Amélia Santoro. Introdução. In: PIMENTA, Selma Garrido GHEDIN, Evandro FRANCO, Maria Amélia Santoro (Orgs.) Pesquisa em Educação. Alternativas investigativas com objetos complexos. Edições Loyola: São Paulo, 2006.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. [França]: Petrópolis: Vozes; AIMFR, 2007.
GNOATTO, Almir Antônio. et al. Pedagogia da Alternância; Uma Proposta de Educação e Desenvolvimento no Campo. XLIV CONGRESSO DA SOBER “Questões Agrárias, Educação no Campo e Desenvolvimento”. Fortaleza, 23 a 27 de Julho de 2006. Disponível em: http://www.sober.org.br/palestra/5/941.pdf. Acesso em 20 mai. 2019.
GUIMARÃES, Fábio de Oliveira. Políticas públicas e fechamento das escolas do campo no Brasil, 2017. Dissertação de Mestrado em Educação Agrícola. Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica-RJ.
HENRIQUES, Ricardo; MARANGON, Antônio; DELAMORA, Michiele; CHAMUSCA, Adelaide. (Org.). Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. Cadernos SECAD 2. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaocampo.pdf. Acesso em 05 ago. 2020.
IBGE. Riacho de Santana. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/riacho-de-santana/panorama. Acesso em: 10 set. 2019.
KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones UNAD. Bogotá - Colombia Volumen 14. Número 2. Julio-Diciembre 2015.Disponivel em: . Acesso em: 05 mai. 2020.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARTINS, Leonardo Rauta. Permanecer no Campo como Projeto de Vida de Jovens Rurais: Experiências de Formandos e Egressos de Escolas Família Agrícola no Estado do Espírito Santo. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia) - Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília. Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/37242/1/2019_LeonardoRautaMartins.pdf. Acesso em: 05 ago. 2020.
MOURA, David Rodrigues de. Contribuição das Escolas Família Agrícola de Riacho de Santana para o desenvolvimento do meio: um estudo com os ex-alunos. 2004. Dissertação (Mestrado Internacional em Ciências da Educação) - Universidade Nova de Lisboa/Universidade François Rabelais/UNEFAB. Brasília. 2004. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/396/1/moura_2003.pdf. Acesso em: 20 jan. 2019.
NOSELLA, Paolo. Educação no campo: origens da pedagogia da alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/bitstream/10/830/1/livro%20edufes%20Origens%20da%20pedagogia%20da%20alternancia%20no%20brasil.pdf. Acesso em: 25 jan. 2019.
OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de; CAMPOS, Marília. Educação Básica do Campo. In:
CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (org.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf. Acesso em: 26 jun. 2019.
POZZEBON, Adair; MARQUES, Flávia Charão-. O Projeto Profissional do Jovem no Contexto da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. Extensão Rural, DEAER – CCR – UFSM, Santa Maria, v. 23, n. 3, jul./set. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/download/20335/pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.
ROCHA, Jeane Moura; GUIMARÃES, Luís Geraldo Leão. Os instrumentos da Pedagogia da Alternância e sua contribuição para a permanência do Jovem no Campo. TRINDADE, Domingos Rodrigues da (Org.). Sujeitos do Campo em Movimento: direitos, resistências e práticas formativas.1 ed. Curitiba: CRV, 2018
SILVA, Cícero da. Pedagogia da alternância: práticas de letramentos em uma Escola Família Agrícola brasileira. 2018. 232f. Tese (Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/assistente/Downloads/C%C3%ADcero%20da%20Silva%20-%20Tese.pdf. Acesso em 10 set. 2020.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.