Práticas pedagógicas na educação básica: interfaces entre educação do campo e EJA

Autores

  • Ramofly Bicalho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, RJ – Brasil
  • Pedro Júlio Almeida Neto Rede Municipal de Educação, Belford Roxo, RJ - Brasil
  • Lia Maria Teixeira de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, RJ – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p110-127

Palavras-chave:

EJA, Educação do Campo, Interdisciplinaridade Educação Libertadora

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo discutir a interface entre a Educação de Jovens e Adultos - EJA e Educação do Campo e a importância do desenvolvimento de uma prática pedagógica baseada na perspectiva interdisciplinar. As modalidades em questão possuem suas particularidades e formas de existir num cenário nacional onde a educação tem sido secundarizada pelo poder público em todas as esferas. Em relação às questões metodológicas, na primeira parte há a discussão sobre as formas de resistência e lutas pelo reconhecimento que as modalidades têm desenvolvido na busca pela garantia de seus direitos institucionalizados. A segunda parte trata da importância da ação interdisciplinar na formação docente e discente voltados para a realidade dos sujeitos da EJA e Educação do Campo. Em seu terceiro tópico, a pesquisa revelou alguns resultados relacionados à importância da Educação Libertadora como ferramenta de sobrevivência, principalmente pra os sujeitos da EJA e Educação do Campo.

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

BICALHO, R.; NETO, P. J. A.; OLIVEIRA, L. M. T. de. Práticas pedagógicas na educação básica: interfaces entre educação do campo e EJA. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 11, p. 110–127, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p110-127. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19263. Acesso em: 22 dez. 2024.