Práticas pedagógicas na educação básica: interfaces entre educação do campo e EJA

Autores

  • Ramofly Bicalho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, RJ – Brasil
  • Pedro Júlio Almeida Neto Rede Municipal de Educação, Belford Roxo, RJ - Brasil
  • Lia Maria Teixeira de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, RJ – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p110-127

Palavras-chave:

EJA, Educação do Campo, Interdisciplinaridade Educação Libertadora

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo discutir a interface entre a Educação de Jovens e Adultos - EJA e Educação do Campo e a importância do desenvolvimento de uma prática pedagógica baseada na perspectiva interdisciplinar. As modalidades em questão possuem suas particularidades e formas de existir num cenário nacional onde a educação tem sido secundarizada pelo poder público em todas as esferas. Em relação às questões metodológicas, na primeira parte há a discussão sobre as formas de resistência e lutas pelo reconhecimento que as modalidades têm desenvolvido na busca pela garantia de seus direitos institucionalizados. A segunda parte trata da importância da ação interdisciplinar na formação docente e discente voltados para a realidade dos sujeitos da EJA e Educação do Campo. Em seu terceiro tópico, a pesquisa revelou alguns resultados relacionados à importância da Educação Libertadora como ferramenta de sobrevivência, principalmente pra os sujeitos da EJA e Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. G. C.. A Construção da Identidade: o eu e o nós na educação popular e no desenvolvimento local. In: IV Encontro Intern. do Fórum Paulo Freire: caminhando p uma cidadania multicultural, 2004, Porto - Portugal. Anais do IV Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire de Portugal, 2004.

ARROYO, Miguel. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares? . REVEJ@ - Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, nº 0, p.1-108, agosto, 2007.

BICALHO, Ramofly. História da Educação do Campo no Brasil: O protagonismo dos movimentos sociais. Teias v. 18, n. 51, 2017.

BRANDÃO, Zaia, (org.). A crise dos paradigmas e a educação. 11ª ed. – São Paulo: Cortez – Coleção questões da nossa época; v. 21. 2010.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996.

______. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. PARECER CNE/CEB Nº: 6/2020. Alinhamento das Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e outras legislações relativas à modalidade. Relatora Suely Melo de Castro Menezes, nº 23000.023516/2019-46. Aprovdo em 10 de Dezembro de 2020, Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=168151-pceb006-20&category_slug=janeiro-2021-pdf&Itemid=30192 acesso em Dez. de 2021.

CAMPOS, Marília; DE PAULA, Alexandro Soares; OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de. Dimensões múltiplas da formação de educadores do campo: percursos da construção da licenciatura na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (p.46-62). In: BERENBLUM, Andrea; OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de Oliveira. Educação Diálogos do Cotidiano. Outras Letras, Rio de Janeiro, 2011.

CASTAMAN, Ana Sara; VIEIRA, Josimar Aparecido; RADKE, Cristiane Longaray. O contexto atual da educação do campo: o que dizem as pesquisas realizadas. Criar Educação, Criciúma, v. 7, nº1, jan/jul 2018.– PPGE – UNESC

FAZENDA, Ivani. O que é Interdisciplinaridade? SP, Cortez, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

______. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. (Orgs.), Autonomia da Escola: princípios e propostas. 3ª. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2000.

GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. 18. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

GARCIA, Pedro Benjamim. Paradigmas em crise e a Educação (p.61-69). In: BRANDÃO, Zaia, (org.). A crise dos paradigmas e a educação. 11ª ed. – São Paulo: Cortez – Coleção questões da nossa época; v. 21. 2010.

GIROUX, H. A.; SIMON, R. Cultura popular e pedagogia crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular, In: Moreira, A. F. B.; SILVA, T. T. da, (org.), Currículo, cultura e Sociedade, São Paulo: Cortez, 2009.

Histórico dos Fóruns de EJA. Fóruns EJA Brasil, Copyright © 2022. Disponível em: < http://forumeja.org.br/>. Acesso em: maio de 2022.

KOLLING, Edgard Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete; (Orgs.) Coleção por Uma Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas, vol.4, 2002.

KOLLING, Edgard Jorge; NERY, Irmão; MOLINA, Mônica Castagna; (Orgs.) Coleção por Uma Educação Básica do campo: Memória, vol.1, 1999.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro, Zahar, 1986, 26º reimpressão, 2014.

LEMOS, Amanda Guerra. “Despeja na EJA”: Reflexões acerca da migração perversa de Jovens e adultos para o PEJA no Município do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Carlos Gil Esteves. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 31 de Agosto de 2017. Disponível em http://www.repositoriobc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/13019/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20PPGEdu%20%20Amanda%20Guerra%20de%20Lemos.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 18/12/2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação Escolar: políticas e organização, 10º ed. – SP, Cortez, 2011.

LUTHER, Alessandra; GERTHARDT, Tatiana Engel. Educação obrigatória, êxodo rural e fechamento das Escolas do Campo no Brasil. Revista Saberes da Amazônia, Revista de Ciências Jurídicas, Sociais e Humanas. Nº 7, vol. 3, Porto Velho, revista semestral , Jul-Dez, 2018, p. 01-310.

MORIN, Edgar. 1921, A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento; tradução Eloá Jacobina. - 8 a ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MUNARIM, Antônio. Trajetória do movimento nacional de educação do campo no Brasil. Revista do centro de Educação, vol 33, num. 1, enero-abril, p.57-72, 2008.

OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de; BICALHO, Ramofly dos Santos. Educação do Campo e atores político-institucionais: construindo novos processos identitários na universidade? (p.123-162). In: BERENBLUM, Andrea; OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de Oliveira. Educação Diálogos do Cotidiano. Outras Letras, Rio de Janeiro, 2011.

______; CAMPOS, Marília Lopes. Pedagogia da Alternância: organicidade curricular diante dos desafios da Educação do Campo (p.71-85). In: OTRANTO, Célia; FAZOLO, Eliane; GOUVÊA, Fernando (orgs.). Muito além do jardim: educação e formação nos mundos rurais. Seropédica, RJ: EDUR, 2012.

PARECER Nº:36/2001. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/EducCampo01.pdf, acesso em Dez. de 2021.

SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra, Portugal: Edições Almeidina, S.A., abril de 2020.

SERRA, E. et al. Interrogando o direito à educação: oferta e demanda por Educação de Jovens e Adultos no estado do Rio de Janeiro. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, p. 25-41, 2018.

SOARES, Ana Maria Dantas; OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de Oliveira. Educação, formação profissional e perspectiva de desenvolvimento: os desafios para a construção de redes socioambientais (p.17-41). In: SOARES, Ana Maria Dantas; DE PAULA, Lucília Augusta Lino (orgs). Educação, pesquisa e extensão: confluências interdisciplinares. Rio de Janeiro, Quartet, 2010.

VENTURA, Jaqueline. Direito à EJA em risco: uma análise da situação da educação de jovens e adultos de nível médio no estado do Rio de Janeiro. In: RUMMERT, Sonia Maria (Org.) Educação de jovens e adultos trabalhadores: história, lutas e direito em risco. Uberlândia: Navegando Publicações, 2019. P. 93-122.

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

BICALHO, R.; NETO, P. J. A.; OLIVEIRA, L. M. T. de. Práticas pedagógicas na educação básica: interfaces entre educação do campo e EJA. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 11, p. 110–127, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p110-127. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19263. Acesso em: 21 nov. 2024.