Encontros de letramentos, vivências e acontecimentos partindo do chão de pertencimento
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p89-95Palavras-chave:
Letramentos, Cultura, Identidade, Território, DiversidadeResumo
Este trabalho discute as relações de conflitos existentes sobre as concepções de letramentos. Trago aqui uma nova concepção dessas práticas a partir da apresentação da ideia de encontros e choques de letramentos em contextos diversos e em contextos específicos. Apresento também a ideia de Desterritorialização e Reterritorialização de letramentos a partir de uma visão correlacionada ao distanciamento das pessoas do seu território em contato com outros territórios culturais e a retomada desses sujeitos aos seus territórios originários. Por último trago para além das duas concepções ou categorias/modelo de letramentos já apresentada por outros autores, no caso o letramento “ideológico e o autônomo” uma nova categoria/modelo de letramentos que é o modelo livre de letramentos. Esse vai discutir as formas livre e independente dos sujeitos adquirirem seu acervo letrado mesmo que seja oral sem quaisquer influências ideológicas.
Downloads
Referências
ARAUJO, Rosana Sarita de. Letramento Digital: conceitos e pré-conceitos. Universidade Federal de Pernambuco- Recife/PE Anais Eletrônicos. 1ª ed. 2008. 2º simpósio, Hipertexto e Tecnologias na Educação- Multimodalidade de Ensino.
GOODY, J. Literacy in Tradicional Societies. Cambridge University Press. _. (1977) The Domestication of the Savage Mind. Cambridge University Press. (1968).
ONG, W. Interfaces of the Word. Ithaca: Cornel University Press._. (1982ª) Orality and Literacy. Londre: Methuen. _. (1982b) Literacy and Orality in Our Times. Pacifc Quartely Moana, vol. 7, n. 2.
SANTOS, Boaventura de Sousa.1940. Renovar a teoria critica e reinventar a emancipação social / Boaventura de Sousa Santos ; tradução Mouzar Benedito. - São Paulo : Boitempo, 2007.
STREET, Brian. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Brian Street: tradução Marcos Bagn1o – 1ª ed- São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
STREET, B. V. (1984) Literacy in Theory and Practice. Cambridge University Press._.(1988) Literacy Practice and Literacy Myths. In: R. Saljo (org) The Written World. Berlin/Nova York: Springer Press.
TFOUNI, Leda Verdiane. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 1995.
WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidad: Perspectivas críticas y políticas¹. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 61-74, jan./dez. 2012.
WILSON, Edward O. Diversidade da Vida. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.