A educação do campo a partir do olhar de um projeto para a educação popular

Autores

  • Alessandra Gomes de Castro Universidade Federal de Goiás, Goiás – Brasil
  • Heloisa Vitória de Castro Paula Universidade Federal de Catalão - UFCAT, Goiás – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p22-33

Palavras-chave:

Educação Popular, Educação do Campo, Formação de Professores

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e documental desenvolvida pelas autoras, com o objetivo de abarcar a tessitura histórica da educação para os povos do campo. O diálogo com os documentos e vasta bibliografia nos permitiram entender que a Educação e a Escola surgem para o campo como instrumento de poder, ora nas mãos da burguesia, ora nas mãos do Estado. Em contraponto, sob a égide da Educação Popular é vislumbrada a ruptura com esse modelo educacional construído de cima para baixo. Ademais, a luta dos sujeitos do campo, para que abarque os seus interesses, é elucidada neste texto a partir dos contributos da Educação Popular e, por conseguinte, a materialização das práticas educativas populares na formação docente em Educação do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, Miguel G. Educação básica e movimentos sociais. In: ARROYO, Miguel G.; FERNANDES, Bernardo M. (Orgs.) A educação básica e o movimento social do campo. Brasília: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, 1999.

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BEZERRA, Aída. As atividades em educação popular. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues, (org.). A questão política da educação popular. Editora Brasiliense: São Paulo, 1980, p. 16-39.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Prefácio: cinquenta e um ano depois. In: Educação Popular: lugar de construção social coletiva. STRECK, Danilo R.; ESTEBAN, Maria Teresa (orgs.). Petrópolis: Vozes, 2013, p. 9-14.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. FAGUNDES, Maurício Cesar Vitória. Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação. In: Educ. rev. [online]. 2016, n.61, pp.89-106. ISSN 1984-0411. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.47204. Acesso em: 30 nov. 2019.

BRASIL. Lei nº 4214, de 02 de março de 1963. Dispõe sobre o “Estatuto do Trabalhador Rural”. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4214-2-marco-1963-353992-norma-pl.html. Acesso em: 27 dez. 2018.

_________. Decreto do Conselho de Ministros nº 1.878-A, de 21 de Dezembro de 1962. Aprova o Regulamento da Superintendência de Política Agrária – SUPRA. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decmin/1960-1969/decretodoconselhodeministros-1878-a-21-dezembro-1962-352334-republicacao-47951-pe.html. Acesso em: 27 dez. 2018.

_________ (b). Decreto nº 50.370, de 21 de Março de 1961. Dispõe sobre um programa de educação de base. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-50370-21-marco-1961-390046-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 11 jan. 19.

BORGES, Valdir. A reconstrução de uma ética pedagógica libertadora à luz de Paulo Freire. 1ª ed.. Curitiba: CRV, 2013.

CALDART, Roseli. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLING, Edgar J.; CERIOLI, Paulo; CALDART, Roseli S. Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília: Articulação Nacional, 2002. p. 18-25.

COSTA, Beatriz B. Para analisar uma prática de educação popular. In: educação popular, Suplemento CEI, nº -17. Rio de Janeiro: Tempo e Presença, 1977.

DOURADO, Maiara. A Luta de Trombas e Formoso: uma ruptura narrativa no contexto da ditadura militar. In: Campos – Revista de Antropologia, vol. 15, nº 2, 2014, pp. 99-120.

FÁVERO, Osmar. MEB – MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE primeiros tempos 1961 – 1966. In: Texto apresentado no V Encontro Luso-Brasileiro de História da Educação, realizado em Évora, Portugal, de 5 a 8 de abril de 2004.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. WALTER BENJAMIN – “ESQUECER O PASSADO?”. In: MACHADO, Carlos Eduardo Jordão. MACHADO JR, Rubens. VEDDA, Miguel (org.). Walter Benjamin: Experiência, histórica e imagem dialéticas. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2015, pp. 3-12.

GERMANO, José Willington. As quarenta horas de Angico. In: Educação & Sociedade, ano XVIII, nº 59, agosto/97, pp. 389-393.

MOLINA, Mônica C. Desafios para o educador e a educadora do campo. In: KOLING, Edgar J., CERIOLI, Paulo, CALDART, Roseli S. Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília: Articulação Nacional, 2002. Coleção Por uma Educação do Campo, v. 4. p.26-30.

MOLINA, M. C. FREITAS, H. C. de A. Avanços e desafios na construção da Educação do Campo. Revista Em Aberto, Brasília, v. 24, n, 85, p. 17 – 31. Abr / 2011.

MST. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Boletim da Educação n.1. Ocupar, produzir e resistir. 1. ed. Setor de Educação do MST, 1992.

MST. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Boletim da Educação n.2. Como trabalhar a mística do MST com as crianças. 1. ed. Setor de Educação do MST, 1993.

MST. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Boletim da Educação n. 3. Como trabalhar a comunicação nos assentamentos e acampamentos do MST. 1. ed. Setor de Educação do MST, 1993.

MST. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Boletim da Educação n. 4. Escola, trabalho e cooperação. 1. ed. Setor de Educação do MST, 1994.

MST. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Boletim da Educação n. 9. Educação no MST, balanço 20 anos. 1. ed. Setor de Educação do MST, 2004.

PAULA, Heloisa Vitória de Castro. Territórios e projetos em disputa na institucionalização dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. 2020. 226f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal em Uberlândia, Uberlândia, 2020.

RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. “ENRAIZAMENTO DE ESPERANÇA”: as bases teóricas do Movimento de Educação de Base em Goiás. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, 2008.

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

CASTRO, A. G. de; PAULA, H. V. de C. A educação do campo a partir do olhar de um projeto para a educação popular. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 11, p. 22–33, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p22-33. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19252. Acesso em: 22 dez. 2024.