O lugar da leitura no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p153-157Palavras-chave:
Leitura, Livro Didático, Ensino Remoto, AprendizagemResumo
Este trabalho, que é resultado de vivências como pibidiana no período pandêmico do Covid-19, tem como foco analisar o lugar da leitura no ensino remoto, numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola pública no Município de Guanambi-Bahia. O estudo foi realizado no modelo síncrono e assíncrono através da observação colaborativa nas aulas online, tendo em vista o ato de uma professora em incentivar cuidadosamente crianças a construírem o hábito de ler como um exercício diário presente em todo e qualquer contexto. O hábito de ler deixa a desejar à medida que pesquisas apontam consequências provocadas pela falta de leitura o que reflete no alto índice de indivíduos considerados analfabetos no Brasil, isso quer dizer que a exclusão social nunca deixou de existir no país.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. Ed. São Paulo, Autores Associados: Cortez, 1989.
GROSSI, G. P. Leitura e sustentabilidade. Nova Escola: São Paulo, SP, n° 18, abr. 2008.
MARTINS, M. H. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003. – (Coleção Primeiros Passos).
PESQUISA DO IBGE APONTA QUE BRASIL AINDA TEM 11 MILHÕES DE ANALFABETOS. BLOG Universitário, 2020. Disponível em: <https://blog.wyden.com.br/noticias/pesquisa-do-ibge-aponta-que-brasil-ainda-tem-11-milhoes-de-analfabetos/>. Acesso em: 20. Jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.