O lugar da leitura no ensino remoto

Autores

  • Atiliane Borges Santana Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p153-157

Palavras-chave:

Leitura, Livro Didático, Ensino Remoto, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho, que é resultado de vivências como pibidiana no período pandêmico do Covid-19, tem como foco analisar o lugar da leitura no ensino remoto, numa turma do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola pública no Município de Guanambi-Bahia. O estudo foi realizado no modelo síncrono e assíncrono através da observação colaborativa nas aulas online, tendo em vista o ato de uma professora em incentivar cuidadosamente crianças a construírem o hábito de ler como um exercício diário presente em todo e qualquer contexto. O hábito de ler deixa a desejar à medida que pesquisas apontam consequências provocadas pela falta de leitura o que reflete no alto índice de indivíduos considerados analfabetos no Brasil, isso quer dizer que a exclusão social nunca deixou de existir no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. Ed. São Paulo, Autores Associados: Cortez, 1989.

GROSSI, G. P. Leitura e sustentabilidade. Nova Escola: São Paulo, SP, n° 18, abr. 2008.

MARTINS, M. H. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2003. – (Coleção Primeiros Passos).

PESQUISA DO IBGE APONTA QUE BRASIL AINDA TEM 11 MILHÕES DE ANALFABETOS. BLOG Universitário, 2020. Disponível em: <https://blog.wyden.com.br/noticias/pesquisa-do-ibge-aponta-que-brasil-ainda-tem-11-milhoes-de-analfabetos/>. Acesso em: 20. Jan. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

SILVA, A. B. S.; REIS, S. M. A. de O. O lugar da leitura no ensino remoto. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 153–157, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p153-157. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19247. Acesso em: 21 nov. 2024.