Vamos brincar? Uma experiência de pesquisa e estágio na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p148-152Palavras-chave:
Educação Infantil, Contexto de experiência, Brincar, Pesquisa e EstágioResumo
O presente relato trata-se do resultado do estágio desenvolvido no componente curricular Pesquisa e Estágio na Educação Infantil, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus XII, Guanambi-Ba, realizado em uma escola de Educação Infantil do referido município. O objetivo da proposta foi criar espaços e experiências do brincar, através da exploração de materiais (brinquedos e objetos) ao ar livre. Inicialmente, realizamos estudos bibliográficos de autores com a temática do brincar e as crianças, fomos orientadas em sala de aula estudando e compreendendo o componente e as concepções de criança, educação infantil e estágio como pesquisa. Em seguida, a observação do cotidiano da escola, o planejamento do contexto proposto e por fim, a intervenção com análise e sistematização da experiência. Foi possível observar e analisar o processo de construção de contextos de experiências na Educação Infantil, as vivências das crianças e, ainda, ressaltar sobre a importância das brincadeiras e do brincar como eixo do currículo nessa primeira etapa da educação básica.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
FOCHI, Paulo. O brincar heurístico na creche: percursos pedagógicos no observatório da cultura infantil-OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2018.
HORN, Maria da Graça Souza; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Abrindo as Portas da Escola Infantil: Viver e Aprender nos Espaços Externos. Penso Editora, 2021.
JAUME, Maria Antônia Riera. O ambiente e a distribuição de espaços. In: ARRIBAS, Tereza Lieixa. Educação infantil: desenvolvimento, currículo e organização. Porto Alegre: Artmed, 2004.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.