Vamos brincar? Uma experiência de pesquisa e estágio na educação infantil

Autores

  • Pamela Nunes de Farias Alves Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Gerusa Leilane Batista Lobato Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Adriana Moreira Pimentel Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Eugênia da Silva Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p148-152

Palavras-chave:

Educação Infantil, Contexto de experiência, Brincar, Pesquisa e Estágio

Resumo

O presente relato trata-se do resultado do estágio desenvolvido no componente curricular Pesquisa e Estágio na Educação Infantil, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus XII, Guanambi-Ba, realizado em uma escola de Educação Infantil do referido município. O objetivo da proposta foi criar espaços e experiências do brincar, através da exploração de materiais (brinquedos e objetos) ao ar livre. Inicialmente, realizamos estudos bibliográficos de autores com a temática do brincar e as crianças, fomos orientadas em sala de aula estudando e compreendendo o componente e as concepções de criança, educação infantil e estágio como pesquisa. Em seguida, a observação do cotidiano da escola, o planejamento do contexto proposto e por fim, a intervenção com análise e sistematização da experiência. Foi possível observar e analisar o processo de construção de contextos de experiências na Educação Infantil, as vivências das crianças e, ainda, ressaltar sobre a importância das brincadeiras e do brincar como eixo do currículo nessa primeira etapa da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

FOCHI, Paulo. O brincar heurístico na creche: percursos pedagógicos no observatório da cultura infantil-OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2018.

HORN, Maria da Graça Souza; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Abrindo as Portas da Escola Infantil: Viver e Aprender nos Espaços Externos. Penso Editora, 2021.

JAUME, Maria Antônia Riera. O ambiente e a distribuição de espaços. In: ARRIBAS, Tereza Lieixa. Educação infantil: desenvolvimento, currículo e organização. Porto Alegre: Artmed, 2004.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

ALVES, P. N. de F.; LOBATO, G. L. B.; TEIXEIRA, A. M. P.; PEREIRA, E. da S. Vamos brincar? Uma experiência de pesquisa e estágio na educação infantil. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 148–152, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p148-152. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19246. Acesso em: 9 maio. 2024.