Vamos brincar? Uma experiência de pesquisa e estágio na educação infantil

Autores

  • Pamela Nunes de Farias Alves Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Gerusa Leilane Batista Lobato Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Adriana Moreira Pimentel Teixeira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Eugênia da Silva Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p148-152

Palavras-chave:

Educação Infantil, Contexto de experiência, Brincar, Pesquisa e Estágio

Resumo

O presente relato trata-se do resultado do estágio desenvolvido no componente curricular Pesquisa e Estágio na Educação Infantil, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus XII, Guanambi-Ba, realizado em uma escola de Educação Infantil do referido município. O objetivo da proposta foi criar espaços e experiências do brincar, através da exploração de materiais (brinquedos e objetos) ao ar livre. Inicialmente, realizamos estudos bibliográficos de autores com a temática do brincar e as crianças, fomos orientadas em sala de aula estudando e compreendendo o componente e as concepções de criança, educação infantil e estágio como pesquisa. Em seguida, a observação do cotidiano da escola, o planejamento do contexto proposto e por fim, a intervenção com análise e sistematização da experiência. Foi possível observar e analisar o processo de construção de contextos de experiências na Educação Infantil, as vivências das crianças e, ainda, ressaltar sobre a importância das brincadeiras e do brincar como eixo do currículo nessa primeira etapa da educação básica.

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Referências

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

ALVES, P. N. de F.; LOBATO, G. L. B.; TEIXEIRA, A. M. P.; PEREIRA, E. da S. Vamos brincar? Uma experiência de pesquisa e estágio na educação infantil. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 148–152, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p148-152. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19246. Acesso em: 22 dez. 2024.