Relato de experiência no estágio de observação em espaço não formal na graduação em educação física
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10p132-137Palavras-chave:
Educação Física, Estágio não formal, Formação docente, NataçãoResumo
O presente trabalho tem a finalidade de relatar a experiência no estágio de observação do componente: Investigação e Reflexões sobre ações pedagógicas na Educação Física Não Formal I (Estágio II) no curso de Licenciatura em Educação Física Campus XII, Guanambi-Bahia. O espaço observado foi em uma academia particular de natação e hidroginástica de Guanambi-Bahia. Realizamos a caracterização do espaço, como também, fizemos a observação das atividades desenvolvidas no campo. Consideramos que relatar experiências é também adquirir novas experiências sobre esta área, visando o aperfeiçoamento da atuação profissional. Podemos concluir que, o estágio desde a observação até a intervenção se torna uma prática necessária e indispensável na formação de um docente, uma vez que propicia conhecimentos práticos que muitas vezes somente a teoria da sala de aula não subsidia as ações pedagógicas na realidade do ambiente de trabalho.
Downloads
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 01, de 18 de fevereiro de 2002: Institui as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF, 2002.
BRASIL. Lei Nº 6.494, de 07 de dezembro de 1977: dispõe sobre os estágios de estudantes de estabelecimentos de ensino superior, de ensino profissionalizante do 2o. Grau e Supletivo e dá outras providências. Brasília, DF, 1977.
FARIA JUNIOR, A. G.; CORREA, E. S.; BRESSANE, R. S. Prática de ensino em Educação Física: estágio supervisionado. Editora Guanabara. Rio de Janeiro, 1987.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor-: bebês, crianças, adolescentes e adultos. AMGH Editora, 2013.
HARRIS, P. L. Criança e emoção: o desenvolvimento da compreensão psicológica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª edição. Rio de Janeiro: E.P.U., 2014.
OLIVEIRA, L. R.; ROCHA, C. C. M.; MENDES JUNIOR, F. A.; MENEZES, A. O. Importância da Natação para o Desenvolvimento da Criança e Seus Benefícios. Revista @rgumentam. Faculdade Sudamérica. Volume, p. 111-130, 2013.
PELOZO, R. C. B. Prática de ensino e estágio supervisionado enquanto mediação entre ensino, pesquisa e extensão. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia. Garça – SP, v.5, n. 10, 2007. Disponível em: https://docplayer.com.br/7820814-Pratica-de-ensino-e-o-estagio-supervisionado-enquanto-mediacao-entre-ensino-pesquisa-e-extensao.html Acesso em: 07 de abril de 2022.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10542 Acesso em: 07 de abril de 2022.
SOUZA, J. C. A.; BONELA, L. A.; PAULA, A. H. A importância do estágio supervisionado na formação do profissional de Educação Física: uma visão docente e discente. MOVIMENTUM - Revista Digital de Educação Física, Ipatinga: Unileste-MG, v.2, n.2. 2007.
VERARDI, C. E. L.; MARCO, A. Iniciação esportiva: A Influência de Pais Professores e Técnicos. Revista Eletrônica da Escola de Educação Física e Desporto, UFRJ, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.