Uma visita inesperada: relato de experiência das professoras de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p126-131Palavras-chave:
Contexto de aprendizagem, Crianças, Educação InfantilResumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre contextos de aprendizagens realizados por quatro professoras e uma coordenadora da Educação Infantil de uma Escola da Rede Municipal, aqui denominada Raio de Luz, situada na cidade de Guanambi-Ba-Brasil, durante o primeiro semestre do ano de 2022. Tem o objetivo de explorar os contextos de aprendizagens trazidos e criados nas turmas de Educação Infantil a partir da visita de um filhote de pardal durante o recreio no pátio da escola. Vivenciamos momentos de muitas aprendizagens e conhecimento a partir dos questionamentos e hipóteses feitos e levantados pelas crianças. Para responder esses questionamentos, várias vivências foram proporcionadas, dentre elas: passeios na praça vizinha da escola e em um ateliê, vídeos, apreciação de obras de artes, confecção de pássaros com sucatas, desenhos e pinturas. Todas as fotografias apresentadas neste relato foram tiradas e divulgadas após o consentimento dos envolvidos ou seus responsáveis.
Downloads
Referências
DONATO, Tatiane da S. P. LOPES, Cleide P. L. RODRIGUES, Maria R. S. Ensino remoto durante a pandemia: Um relato de experiência das professoras. In: Anais do Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, Vol. 8, No 11, 2021. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/9746/0. Acesso em: 20 de set. de 2022.
BARBIERE, Stela. Interações: onde está a arte na infância? Ministério da Educação, FNDE, 2013.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
RILKE, Rainer Maria. Cartas do poeta sobre a vida. São Paulo, Martins, 2017.
TIRIBA, L. Crianças da Natureza. In: ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais, 2010, Belo Horizonte. p. 9. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezem-bro-2010-%20pdf/7161-2-9-artigo-mec-criancas-natureza-lea-tiriba/ file>. Acesso em: 10 de jul. de 2017.
TIRIBA, L. Crianças, Natureza e Educação Infantil. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Departamento de Educação do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.