Perfil racial de estudantes bolsistas de extensão: uma análise a partir do edital de 2019 e 2021

Autores

  • Lucimara dos Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Tatyanne Gomes Marques Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p109-113

Palavras-chave:

Estudantes negros/as, Ensino Superior, UNEB, Bolsistas de extensão

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar o perfil de cor/raça dos/as monitores/as bolsistas que participaram dos projetos de extensão no período de 2019 e 2021 no DEDC/XII, a fim de identificar a presença/ausência de estudantes negros/as. A pesquisa de abordagem qualitativa trilhou um caminho metodológico com a utilização dos seguintes instrumentos de pesquisa: levantamento de dados dos projetos junto ao Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do DEDC XII/UNEB; e questionário com questões fechadas e abertas a 41 discentes identificados/as como bolsistas. Os dados apontam que a maioria dos/as estudantes de extensão são negros/as (pardos/as e pretos/as), todavia, dentro desta categoria, há uma disparidade, sendo os/as pardos em maior número em relação aos bolsistas pretos/as. Estes/as, inclusive, estão em menor número que os/as bolsistas autodeclarados brancos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOMFIM, Vânia Maria da Silva. Hierarquias raciais e de gênero e medidas de reparação: sobre a participação das mulheres negras em cursos superiores no marco das ações afirmativas. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Salvador, BA, 2008.

CERQUEIRA, Sonia Maria Freitas de. Vagas para negros na educação superior: uma causa de políticas públicas na Universidade do Estado da Bahia. 2009. Dissertação. (Mestrado em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional) – Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Salvador, BA, 2009.

DUARTE, Sônia Regina Silva. O perfil étnico-racial dos (as) ingressantes de 2009 do Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Pará: uma contribuição para a análise, proposição e implementação de medidas de ações afirmativas. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

GOMES, Nilma Lino. A universidade pública como direito dos (das) jovens negros (as) – a experiência do Programa Ações Afirmativas na UFMG. In: SALES, Augusto dos Santos (Org.). Ações afirmativas e combate ao racismo nas Américas. Brasília, DF: secad/MEC, 2005. p. 252 – 268.

JESUS, Rodrigo Ednilson de. Quem quer (pode) ser negro no brasil? – 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. – (Cultura Negra e Identidades/coordenação Nilma Lino Gomes).

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21. ed. – Petrópolis: Vozes, 2002.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. (coleção cultura Negra e Identidades).

OLIVEIRA, Fátima. Ser negro no Brasil: alcances e limites. ESTUDOS AVANÇADOS 18 (50), 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ea/a/CQmMqSJDwGS3vnSRPVZG66H/?lang=pt> Acesso em: 06 de nov. de 2021.

OSORIO, Guerreiro Rafael. A classificação de cor ou raça do IBGE revisitada. In: PETRUCCELLI, Luís José; SABOIA, Ana Lúcia (org.). Estudos & Análises: Informação Demográfica e Socioeconômica. Rio de Janeiro: IBGE, 2013.

RENOVATO, Renata. Pesquisa aponta dados e ganhos da política de cotas e especialista se refere a elas como a primeira política de reparo histórico no Brasil, 2022. Disponível em: <https://midianinja.org/news/abolicao-verdadeira-so-se-iniciou-com-a-lei-de-cotas-diz-jose-vicente-reitor-da-universidade-zumbi-dos-palmares/.> Acesso em: 17 de set. 2022.

SANTOS, Carlinda Moreira dos. A mulher negra no ensino superior: trajetórias e desafios. 2012. Dissertação. (Mestrado em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional) – Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Salvador, BA, 2012.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

SANTOS, L. dos; MARQUES, T. G. Perfil racial de estudantes bolsistas de extensão: uma análise a partir do edital de 2019 e 2021. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 109–113, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p109-113. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19239. Acesso em: 21 nov. 2024.