Modos de vida de jovens mulheres inseridas na educação de jovens e adultos no alto sertão da Bahia

Autores

  • Jamylle Costa Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Maria de Fátima Pereira Carvalho Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p89-93

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Juventudes, Modos de vida, Mulheres.

Resumo

Este texto resulta de um recorte da pesquisa de Iniciação Científica- IC, desenvolvida na Universidade do Estado da Bahia/Campus XII, no período de 2021/2022. A referida pesquisa procurou conhecer e analisar os modos de vida de jovens mulheres inseridas na educação de jovens e adultos no Alto Sertão da Bahia. A compreensão dos dados foi fundamentada nos pressupostos da abordagem qualitativa. Para isso, utilizou-se a análise documental e entrevistas semiestruturadas com jovens mulheres matriculadas no primeiro segmento da educação básica, na modalidade EJA com idades entre 15 e 29 anos. O tratamento dos dados foi feito com base na análise de conteúdo proposta por Bardim (1977). A fundamentação teórica pautou-se em discussões, reflexões e conceitos de pesquisadores/as do campo da EJA, com ênfase em estudos que discutem modos de vida de jovens mulheres. Neste recorte, as discussões pautarão nos estudos sobre a presença das diversas juventudes inseridas no campo da EJA, destacando a importância da construção de propostas curriculares nas escolas que atendam as especificidades e singularidades das jovens mulheres sertanejas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMOVAY, M. ESTEVES, L. Juventude, juventude: pelos outros e por elas mesmas. VI congresso Português de Sociologia, Mundos Sociais: Saberes e Praticas. Universidade Novas de Lisboa. 25 a 28 de junho de 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luiz Antero Reto e augusto Pinheiro. Lisboa. ed. 70, 1977.

BRASIL. Estatuto da juventude. Lei Federal no 12,852 de 05 de agosto de 2013

CARRANO, Paulo. Educação de Jovens e Adultos e Juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da “segunda chance”. In: Revista REVEJA (UFMG), online, 2007. Disponível em: http:// www.emdialogo.uff.br/sites/default/files/edu- cacao_de_jovens_e_adultos_e_juventude_-_ carrano.pdf

CARRANO, Paulo. A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. In: Revista Educação. Santa Maria, v.36, p.43-56, jan./ abr.2011.

CASTRO, Miriam Abramovay Garcia; SILVA, Lorena Bernades da. Juventudes sexualidade. Brasília: UNESCO Brasil, 2004.

CARVALHO, Maria de Fátima Pereira. As jovens mulheres na educação de jovens e adultos e a constituição de seus projetos de vida. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais ( FAE/UFMG) – Belo Horizonte, 2021. 199 f .

DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p.1105-1128, 2007 Disponível em: http:// www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 20 de jul.2022.

GALVÃO, Ana Maria; DI PIERRO, Maria Clara. Preconceito contra o Analfabeto. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2013 (Coleção Preconceitos, vol. 2).

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e Adultos como Sujeitos de Conhecimento e Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Set./Dez.1999, n. 12, p. 59-73.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

PEREIRA, J. C.; CARVALHO, M. de F. P. Modos de vida de jovens mulheres inseridas na educação de jovens e adultos no alto sertão da Bahia. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 89–93, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p89-93. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19233. Acesso em: 21 nov. 2024.