Modos de vida de jovens mulheres inseridas na educação de jovens e adultos no alto sertão da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p89-93Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Juventudes, Modos de vida, Mulheres.Resumo
Este texto resulta de um recorte da pesquisa de Iniciação Científica- IC, desenvolvida na Universidade do Estado da Bahia/Campus XII, no período de 2021/2022. A referida pesquisa procurou conhecer e analisar os modos de vida de jovens mulheres inseridas na educação de jovens e adultos no Alto Sertão da Bahia. A compreensão dos dados foi fundamentada nos pressupostos da abordagem qualitativa. Para isso, utilizou-se a análise documental e entrevistas semiestruturadas com jovens mulheres matriculadas no primeiro segmento da educação básica, na modalidade EJA com idades entre 15 e 29 anos. O tratamento dos dados foi feito com base na análise de conteúdo proposta por Bardim (1977). A fundamentação teórica pautou-se em discussões, reflexões e conceitos de pesquisadores/as do campo da EJA, com ênfase em estudos que discutem modos de vida de jovens mulheres. Neste recorte, as discussões pautarão nos estudos sobre a presença das diversas juventudes inseridas no campo da EJA, destacando a importância da construção de propostas curriculares nas escolas que atendam as especificidades e singularidades das jovens mulheres sertanejas.
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