Experiências de um voluntário do Pibid em uma turma do 2.° ano do ensino fundamental

Autores

  • Gustavo Alves Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Sônia Maria Alves de Oliveira Reis Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p78-83

Palavras-chave:

Experiências, Ensino-aprendizagem, Desenvolvimento profissional, Participação voluntária, Programa de iniciação à docência

Resumo

Neste relato de experiência descrevem-se vivências como voluntário numa turma de 2.° ano do ensino fundamental de uma escola participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. A ação voluntária e colaborativa é imprescindível para a formação e atuação como futuro(a) professor(a), pois contribui para a aprendizagem da docência nos espaços formativos da escola básica, na interação com os pares nos processos de ensino-aprendizagem. A atuação voluntária do estudante de Pedagogia nesse subprojeto do Pibid oportunizou-lhe observar colaborativamente as práticas pedagógicas de professores(as) de uma turma do 2.° ano. Como voluntário contribuiu para a formação das crianças, incentivando práticas diversificadas de leitura e escrita em aulas mediadas pela professora coformadora da escola, que teve a oportunidade de acompanhar e aprender durante a participação nesse programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, Marli. Políticas de iniciação à docência para uma formação profissional qualificada. In: ANDRÉ, Marli (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016. p. 49-70.

FORTUNA, Tânia Ramos. Jogo em aula: recurso permite repensar as relações de ensino-aprendizagem. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 19, n. 75, p. 15-19, 2003

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.

JUSTINO, Marinice Natal. Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docente. Curitiba: Ibpex, 2011.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. O educador matemático na coletividade de formação. In: TIBALLI, Eliandra F. Arantes; CHAVES, Sandramara Matias (org.). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 129-145.

SOUZA, Joseane de Jesus; REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. Olhares reflexivos sobre as práticas formativas no Pibid. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-9, 2021. ISSN: 2675-9144. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6751. Acesso em: 28 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

OLIVEIRA, G. A.; REIS, S. M. A. de O. Experiências de um voluntário do Pibid em uma turma do 2.° ano do ensino fundamental. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 78–83, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p78-83. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19231. Acesso em: 21 nov. 2024.