Experiências de um voluntário do Pibid em uma turma do 2.° ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p78-83Palavras-chave:
Experiências, Ensino-aprendizagem, Desenvolvimento profissional, Participação voluntária, Programa de iniciação à docênciaResumo
Neste relato de experiência descrevem-se vivências como voluntário numa turma de 2.° ano do ensino fundamental de uma escola participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. A ação voluntária e colaborativa é imprescindível para a formação e atuação como futuro(a) professor(a), pois contribui para a aprendizagem da docência nos espaços formativos da escola básica, na interação com os pares nos processos de ensino-aprendizagem. A atuação voluntária do estudante de Pedagogia nesse subprojeto do Pibid oportunizou-lhe observar colaborativamente as práticas pedagógicas de professores(as) de uma turma do 2.° ano. Como voluntário contribuiu para a formação das crianças, incentivando práticas diversificadas de leitura e escrita em aulas mediadas pela professora coformadora da escola, que teve a oportunidade de acompanhar e aprender durante a participação nesse programa.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. Políticas de iniciação à docência para uma formação profissional qualificada. In: ANDRÉ, Marli (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016. p. 49-70.
FORTUNA, Tânia Ramos. Jogo em aula: recurso permite repensar as relações de ensino-aprendizagem. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 19, n. 75, p. 15-19, 2003
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 18. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.
JUSTINO, Marinice Natal. Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docente. Curitiba: Ibpex, 2011.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. O educador matemático na coletividade de formação. In: TIBALLI, Eliandra F. Arantes; CHAVES, Sandramara Matias (org.). Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 129-145.
SOUZA, Joseane de Jesus; REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. Olhares reflexivos sobre as práticas formativas no Pibid. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-9, 2021. ISSN: 2675-9144. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6751. Acesso em: 28 abr. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.