Esporte, educação e extensão: relatos de experiência do projeto olímpia

Autores

  • Suzi Silva Santana Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Deiviani Santos Gallo Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Mércia Emanuelle Silva Furtuoso Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Ana Gabriela Alves Medeiros Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p63-67

Palavras-chave:

Pedagogia do Esporte, Educação em valores, Formação profissional

Resumo

Este relato de experiência tem como finalidade descrever a vivência, os aprendizados e contribuições do projeto de extensão Olímpia: esporte, educação e cultura, desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XII. Nesse projeto, que ainda está em vigência, tem-se como objetivo promover a educação em valores através da prática esportiva e oportunizar aos discentes de Educação Física o desenvolvimento da prática pedagógica. Com o intuito de alcançar os resultados esperados tivemos algumas fases: leitura e discussão de textos, busca das escolas parceiras, planejamento, oficinas e execução das aulas. Sendo assim, destacamos que o projeto tem sido relevante tanto academicamente para as discentes monitoras, quanto para a formação em valores dos estudantes participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. B. de. Procedimentos metodológicos para o Programa Segundo Tempo. In A. B. de Oliveira e G. Perim. (Orgs.) Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática (pp. 207-236). Maringá: Eduem, 2009.

FUTADA, F. M. Educação Olímpica: Conceito e modelos. In K. Rubio (Org.). Educação Olímpica e responsabilidade social (pp. 149-168). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

GRECO, P. J.; SILVA, S. A.; SANTOS, L. R. Organização e Desenvolvimento Pedagógico do Esporte no Programa Segundo Tempo. In A. B. de Oliveira e G. Perim. (Orgs.) Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática (pp. 163-206). Maringá: Eduem, 2009.

MELO, J. P.; DIAS, J. C. N. S. N. Fundamentos do Programa Segundo Tempo: Entrelaçamento do Esporte, do Desenvolvimento Humano, da Cultura e da Educação. In: A. B. de Oliveira e G. Perim. (Orgs.) Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática (pp. 17-43). Maringá: Eduem, 2009.

NAUL, R.; BINDER, D.; RYCHTECKY, A.; CULPAN, I. (Eds.). Olympic Education: An international review. London:Taylor & Francis, 2017.

OLIVEIRA, A. B. de; PERIM, G. (Orgs.). Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática. Maringá: Eduem, 2009.

PALMA, M. S.; VALENTINI, N. C.; PETERSEN, R.; UGRINOWITSCH, H. Estilos de Ensino e Aprendizagem Motora: Implicações para a Prática. In A. B. de Oliveira e G. Perim. (Orgs.) Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática (pp. 89-113). Maringá: Eduem, 2009.

PRIETO, J. L., CARO, L. C., DELGADO, F. H., PRECIADO, V. G. Efectos de un programa de juego limpio en los factores personales de la deportividad de jugadores de fútbol alevín en Cádiz. Cultura_Ciencia_Deporte, 10 (29), 113-124, 2015.

RUBIO, K. Educação Olímpica e responsabilidade social. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

SANTANA, S. S.; SILVA, D. S. G.; FURTUOSO, M. E. S.; MEDEIROS, A. G. A. Esporte, educação e extensão: relatos de experiência do projeto olímpia. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 63–67, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p63-67. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19228. Acesso em: 22 dez. 2024.