Esporte, educação e extensão: relatos de experiência do projeto olímpia
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p63-67Palavras-chave:
Pedagogia do Esporte, Educação em valores, Formação profissionalResumo
Este relato de experiência tem como finalidade descrever a vivência, os aprendizados e contribuições do projeto de extensão Olímpia: esporte, educação e cultura, desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XII. Nesse projeto, que ainda está em vigência, tem-se como objetivo promover a educação em valores através da prática esportiva e oportunizar aos discentes de Educação Física o desenvolvimento da prática pedagógica. Com o intuito de alcançar os resultados esperados tivemos algumas fases: leitura e discussão de textos, busca das escolas parceiras, planejamento, oficinas e execução das aulas. Sendo assim, destacamos que o projeto tem sido relevante tanto academicamente para as discentes monitoras, quanto para a formação em valores dos estudantes participantes.
Downloads
Referências
DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. B. de. Procedimentos metodológicos para o Programa Segundo Tempo. In A. B. de Oliveira e G. Perim. (Orgs.) Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática (pp. 207-236). Maringá: Eduem, 2009.
FUTADA, F. M. Educação Olímpica: Conceito e modelos. In K. Rubio (Org.). Educação Olímpica e responsabilidade social (pp. 149-168). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
GRECO, P. J.; SILVA, S. A.; SANTOS, L. R. Organização e Desenvolvimento Pedagógico do Esporte no Programa Segundo Tempo. In A. B. de Oliveira e G. Perim. (Orgs.) Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática (pp. 163-206). Maringá: Eduem, 2009.
MELO, J. P.; DIAS, J. C. N. S. N. Fundamentos do Programa Segundo Tempo: Entrelaçamento do Esporte, do Desenvolvimento Humano, da Cultura e da Educação. In: A. B. de Oliveira e G. Perim. (Orgs.) Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática (pp. 17-43). Maringá: Eduem, 2009.
NAUL, R.; BINDER, D.; RYCHTECKY, A.; CULPAN, I. (Eds.). Olympic Education: An international review. London:Taylor & Francis, 2017.
OLIVEIRA, A. B. de; PERIM, G. (Orgs.). Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática. Maringá: Eduem, 2009.
PALMA, M. S.; VALENTINI, N. C.; PETERSEN, R.; UGRINOWITSCH, H. Estilos de Ensino e Aprendizagem Motora: Implicações para a Prática. In A. B. de Oliveira e G. Perim. (Orgs.) Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática (pp. 89-113). Maringá: Eduem, 2009.
PRIETO, J. L., CARO, L. C., DELGADO, F. H., PRECIADO, V. G. Efectos de un programa de juego limpio en los factores personales de la deportividad de jugadores de fútbol alevín en Cádiz. Cultura_Ciencia_Deporte, 10 (29), 113-124, 2015.
RUBIO, K. Educação Olímpica e responsabilidade social. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.