Educação de jovens e adultos: direito à escolarização para mulheres
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p273-278Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Mulheres, Escolarização, Sentidos e SignificadosResumo
Este trabalho é um recorte da pesquisa de Iniciação Científica-IC, desenvolvida na Universidade do Estado da Bahia/Campus XII, no período de 2021/2022, com o objetivo de conhecer e analisar os sentidos e significados da escolarização para as jovens mulheres inseridas na educação de jovens e adultos. A metodologia está pautada na abordagem de pesquisa qualitativa, com uso de análise documental a partir de dados disponibilizados em sites públicos em diálogo com autores/as que discutem as questões que envolvem o campo da educação de jovens e adultos, mais especificamente, jovens mulheres inseridas nessa modalidade de ensino. Os resultados comprovam que o direito ao estudo está garantido por lei como consta nos documentos como: DCN, LDB, PEE e no PME de cada município, assegurando o direito à escolarização digna e acessível para cada cidadão. Neste sentido, a EJA como modalidade de ensino, está assegurada pela legislação brasileira e o direito dos/as sujeitos inseridos/as nela não podem ser negados. Fica evidente também, que os investimentos nas políticas públicas têm sido poucos, principalmente no que diz respeito à escolarização de mulheres. Percebemos também que diante das inúmeras tarefas assumidas pelas jovens mulheres nos seus contextos de vida, dificultam a sua inserção e permanência no processo de escolarização.
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