Educação de jovens e adultos: direito à escolarização para mulheres

Autores

  • Gerusa Leilane Batista Lobato Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Maria de Fátima Pereira Carvalho Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p273-278

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Mulheres, Escolarização, Sentidos e Significados

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa de Iniciação Científica-IC, desenvolvida na Universidade do Estado da Bahia/Campus XII, no período de 2021/2022, com o objetivo de conhecer e analisar os sentidos e significados da escolarização para as jovens mulheres inseridas na educação de jovens e adultos. A metodologia está pautada na abordagem de pesquisa qualitativa, com uso de análise documental a partir de dados disponibilizados em sites públicos em diálogo com autores/as que discutem as questões que envolvem o campo da educação de jovens e adultos, mais especificamente, jovens mulheres inseridas nessa modalidade de ensino. Os resultados comprovam que o direito ao estudo está garantido por lei como consta nos documentos como: DCN, LDB, PEE e no PME de cada município, assegurando o direito à escolarização digna e acessível para cada cidadão. Neste sentido, a EJA como modalidade de ensino, está assegurada pela legislação brasileira e o direito dos/as sujeitos inseridos/as nela não podem ser negados. Fica evidente também, que os investimentos nas políticas públicas têm sido poucos, principalmente no que diz respeito à escolarização de mulheres. Percebemos também que diante das inúmeras tarefas assumidas pelas jovens mulheres nos seus contextos de vida, dificultam a sua inserção e permanência no processo de escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Eliane Ribeiro; FARAH NETO, Miguel. Juventudes e trajetórias escolares: conquistando o direito à educação. In: ABRAMOVAY, Miriam; ANDRADE, Eliane Ribeiro; ESTEVES, Luiz Carlos Gil (org.). Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. Brasília, DF: MEC: Secad: Unesco, 2007. p. 55-78.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - n° 9394/96, 2° ed. Brasília, 2018.

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, 2013.

CARVALHO, Maria de Fátima Pereira. As jovens mulheres na educação de jovens e adultos e a constituição de seus projetos de vida. Tese de doutorado, FAE/UFMG, Belo Horizonte, 2021.

GODINHO, Ana Cláudia Ferreira; BRANDÃO, Nagela Aparecida; NORONHA, Ana Catharina Mesquita de. Contribuições do pensamento freireano para a escolarização de mulheres trabalhadoras na educação de jovens e adultos (EJA). Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, p. 20-37, jan/abr. 2017.

HADDAD. Sérgio; DI PIERRO. Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação. Mai/Jun/Jul./Ago. 2000.

MINAYO, M. C. S; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cad. Saúde Públ, Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set, 1993.

PAIVA, V. P. Educação Popular e Educação de Adultos. São Paulo: Loyola, 1987.

REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. A inserção dos egressos da educação popular na escola pública: tensão entre regulação e emancipação. Dissertação de mestrado. UFMG/FaE, 2009.

RIOS, Clara Maria Almeida. A Educação de Jovens e Adultos no Contexto Contemporâneo da Formação Continuada de Professores e das Tecnologias da Informação e Comunicação. Salvador: EDUNEB, 2011.

TAFFAREL, Celi Nelza Zulke; CARVALHO, Marize Souza. A Extinção da SACADI: Um Golpe Fatal nas Conquistas no Campo da Educação. Cadernos GPOSSHE On-line, Fortaleza, v.2, n°. 1, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

LOBATO, G. L. B.; CARVALHO, M. de F. P. Educação de jovens e adultos: direito à escolarização para mulheres. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 10, p. 43–48, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p273-278. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19222. Acesso em: 21 nov. 2024.