Avaliação no Estado da Bahia: uma análise documental sobre os processos de avaliação previstos no regimento escolar da rede estadual da Bahia, portaria N 5.872, de 15 de julho de 2011
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p38-42Palavras-chave:
Processos, Rede estadual, Escola, AvaliaçãoResumo
Trata-se de uma análise documental do Regimento Escolar da Rede Estadual da Bahia, com base na metodologia de André Cellard, o principal objetivo desse trabalho é analisar os métodos e propósitos de avaliação. É um documento de extrema importância pois trata cada unidade escolar num todo, abrangendo diversos saberes e deveres de ambas as partes para um bom funcionamento dos desenvolvimentos escolares e a formação contínua. Como resultado vimos que o fundamento desse regimento é organizar a escola de forma que os alunos possam aproveitar o máximo dos conteúdos escolar, sendo avaliado por órgão internos e externos com principal mediador sendo o professor.
Downloads
Referências
ALVES, E., Francisco; BASTOS, S., B., Enir; BARRETO, Ariadne; BARBALHO, Aylana; BARRETO, Osvaldo; CARIBÉ, Clóvis; CRUZ, M., Cláudio; CUNHA, T, Wilton; DUTRA, A., M., José; FILHO, C., M., Aderbal; LIMA, A., B., Antônio; PITOMBO, C., S., Nildon; PONTES, Paulo.; QUEIROZ, T., Marília. WAGNER, Jaques. Regimento Escolar da Rede Estadual da Bahia. Salvador, Bahia, 2011. C. V(5).
Disponível em: http://institucional.educacao.ba.gov.br/regimento-0.
CELLARD, A. A Análise Documental. In: POUPART, J. et al. (Orgs.) A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. p. 295 - 316. Disponível em: https://www.academia.edu/9238598/ANDR%C3%89_CELLARD_A_an%C3%A1lise_documental_p_295_316.
CHUEIRI, Mary Stela Ferreira. Concepções sobre a Avaliação Escolar. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 39, jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.conselhodeeducacao.ba.gov.br/arquivos/File/R026ANEXOS.pdf
Acesso em: 19 out. de 2022.
HOFFMANN, Jussara Maria Learch. Avaliação: Mito e Desafio: uma perspectiva construtivista/ Porto Alegre, Mediação, 2005, 35. ed. Revista. 104 p.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MENEGHEL, Stela Maria; KREISCH, Cristiane. Concepções de Avaliação e Práticas Avaliativas na Escola: entre Possibilidades e Dificuldades. Outubro de 2009.
OLGA, M.; Kubo, SILVIO; P., Botomé. Ensino-Aprendizagem: uma Interação Entre Dois Processos Comportamentais. Florianópolis, Santa Catarina, 2001.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação concepção dialética – libertadora do processo de avaliação escolar. 16. ed. São Paulo: Libertad, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.