Alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência de estágio como pesquisa em uma turma de 3º ano
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p15-20Palavras-chave:
Estágio como pesquisa, Aprendizagem da Docência, Formação docente, AlfabetizaçãoResumo
Este relato traz uma experiência vivenciada na disciplina Pesquisa e Estágio III: anos iniciais do ensino fundamental do curso de Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII em que foram realizadas atividades de observação participante e docência compartilhada em uma turma de 3º ano de uma escola Municipal, do distrito de Mutãs. O estudo busca refletir acerca das práticas de alfabetização em contexto de pandemia. Após dois anos intensos da COVID_19, as instituições de ensino retornaram às aulas presenciais deixando evidentes as consequências da modalidade de ensino remoto, que não contemplou todas as crianças da educação básica no ensino-aprendizagem. A metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa (PRODANOV e FREITAS, 2013) na qual possibilita uma dinâmica com os sujeitos envolvidos. Para a coleta de dados utilizamos o diário de campo, observação participante e a docência compartilhada. Em se tratando de aporte teórico, analisamos a Base Municipal Curricular de Guanambi (BMCG), bem como as contribuições de autores como Lakatos e Marconi (2003); Pimenta (2011); Ferreiro (1993), Folquitto (2018), Menezes (2015), dentre outros. Os resultados da experiência apontam que as crianças em processo de alfabetização, após retorno das atividades presenciais apresentam dificuldades, já que maioria delas não teve acesso ao ensino remoto, portanto não perpassou pela educação infantil, tendo um salto direto para o 3o ano do ensino fundamental. Ficou evidente também a importância do estágio como pesquisa nos anos iniciais do ensino fundamental como lugar de interlocução entre a universidade, a escola e a sociedade e, principalmente um espaço de aprendizagens da docência.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, Zoraia Aguiar. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: propostas pedagógicas construídas nas ações formativas da UFFS. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.
Crianças de 6 a 10 anos são as mais afetadas pela exclusão escolar na pandemia, alertam UNICEF e Cenpec Educação. UNICEF, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/criancas-de-6-10-anos-sao-mais-afetadas-pela-exclusao-escolar-na-pandemia. Acesso em: 04 jul. 2022.
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
FOLQUITTO, Camila Tarif Ferreira. Dimensões cognitivas, afetivas e morais na infância [livro eletrônico]. 1. ed. São Paulo: Senac, 2018.
Guanambi. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Centro de Treinamento Pedagógico. Base Municipal Curricular de Guanambi para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Modalidades de Ensino – Departamento de Ensino e Apoio Pedagógico. Guanambi: Secretaria Municipal de Educação, 2020. 670 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.