A Brincadeira das crianças em diferentes contextos histórico-culturais durante a pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i10.p5-10Palavras-chave:
Brincadeira, Criança, Educação Infantil, Pandemia.Resumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa sobre infâncias e pandemia que foi realizada nos anos de 2020 e 2021 pelo Observatório da Infância e Educação Infantil da Universidade do Estado da Bahia. A pesquisa de campo com abordagem qualitativa fundamenta-se na Sociologia da Infância e foi realizada em municípios dos territórios do Sertão Produtivo e Velho Chico, na Bahia, com crianças de 3 a 6 anos de idade e suas famílias. O objetivo foi analisar a brincadeira de crianças da Educação Infantil em diferentes contextos durante a pandemia, especificamente os conteúdos sociais das brincadeiras, as materialidades utilizadas, os lugares de brincar e as parcerias. Com os resultados da pesquisa, evidenciamos o fato de as crianças construírem a brincadeira como um modo de criar sentidos para a pandemia.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. Trad. Gisela Wajskop. 4 ed. São Paulo, Cortez, 2001.
MACÊDO, Lenilda Cordeiro; DIAS, Adelaide Alves. Tia, posso pegar um brinquedo? A ação das crianças no contexto da pedagogia do controle. Reunião nacional da anped, 37°, 2015, Florianópolis. Anais GT07- Educação de Crianças de 0 a 6 anos. p. 1-17.
TEIXEIRA, Adriana Moreira Pimentel et al. Infâncias no contexto da pandemia: experiências das crianças e suas famílias. Caetité: Livro Digital, 2020.
TEIXEIRA, Adriana Moreira Pimentel et al. Infância e pandemia nos territórios do Sertão Produtivo e Velho Chico (Bahia -2021). Caetité: Livro Digital, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.