Relações de gênero na educação de jovens e adultos: o que dizem estudos e pesquisas?
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p263-267Palavras-chave:
Pesquisas, Estudos, Relações de Gênero, Educação de Jovens e AdultosResumo
Este trabalho é um recorte da pesquisa de Iniciação Científica- IC, desenvolvida na Universidade do Estado da Bahia, Campus XII no período de 2021/2022. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva analisar os estudos e pesquisas sobre as relações de gênero na Educação de Jovens e Adultos - EJA no catálogo de teses e dissertações da CAPES, visando compreender como se dá a relação entre homens e mulheres na EJA, os principais fatores que levaram as jovens mulheres a abandonarem os estudos, o que as fizeram retornar para a escola, quais os obstáculos foram postos ao longo do caminho, dentre outras questões. Portanto, as pesquisas apontam as divergências entre trabalho, educação e maternidade presentes na vida das jovens mulheres e o surgimento da necessidade de escolha, sendo necessário abdicar-se da escolaridade para se dedicarem aos imprevistos que urgem mais atenção nos seus modos e trajetórias de vida.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Vanda Almeida da Cunha et al. Os sentidos da escolarização para mulheres no rural de Feira de Santana/Bahia: narrativas de trajetórias e sonhos de mulheres da EJA. 2014.
AZEVEDO, J. F. Da maternagem aos bancos escolares: desafios da permanência de mulheres/mães na EJA. 2017. 118 f. 2017.
BASTOS, Ludimila Correa. Trabalho doméstico, relações de gênero e educação: um estudo com educandas/os da EJA. 2017.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: fatos e mitos. 5. ed. Nova fronteira: Rio de Janeiro, 2019.
BONFIM, Thais Resende Araújo Borges. Relações de gênero, violência escolar e políticas públicas de educação. 2017
CORREA, Ariane Camila Tagliacolo Miranda. Relações de gênero na escola e violência contra as mulheres: a construção social e cultural do masculino e feminino e sua reprodução na educação. 2013.
LOPES, FrancieliArlt. Políticas públicas de currículo e relações de gênero: contributos para a formação e o empoderamento da mulher/menina. 2017.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
MARQUES, Tatyanne Gomes. Um pé na roça-outro na universidade: experiências de acesso e permanência de jovens mulheres da roça na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 2019.
RODRIGUES, Edvaldo Costa et al. A relação trabalho-educação na vida de mulheres vigilantes em São Luís. 2014.
SOUZA, Nina de Paula Martins Monteiro et al. Mulheres da EJA: entre sonhos e desafios da continuidade na escolarização de alunas da rede municipal de Seropédica-RJ, 2015.
SOUZA, Raquel Santiago de. Família e escola: estudo de uma relação (in)delicada a partir de gênero. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.