Práticas avaliativas de educação física na educação de jovens e adultos: o que dizem as pesquisas?

Autores

  • Leandra Rodrigues Santana Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Wesley Carlos Guedes Barbosa Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Fausta Porto Couto Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Maria de Fátima Pereira Carvalho Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p247-250

Palavras-chave:

Educação Física, Educação de Jovens e Adultos, Práticas avaliativas

Resumo

Este trabalho constitui-se como um recorte do projeto de pesquisa em desenvolvimento da disciplina Trabalho e Conclusão (TCC), vinculada ao curso de licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia, campus XII, com o objetivo de analisar como ocorrem as práticas avaliativas na disciplina de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos, no ensino médio. Para isso busca-se compreender a relação entre a perspectiva de avaliação formativa da aprendizagem prevista na rede estadual de ensino da Bahia e a sua implementação na referida modalidade de ensino. Portanto, esse resumo expandido se trata de um recorte de revisão de literatura organizado a partir de pesquisas dos últimos cinco anos de autores que abordam o tema. Projeto esse que pautará os aspectos objetivos/subjetivos de fenômenos sociais do comportamento humano, focando nos fenômenos da avaliação da aprendizagem na rede estadual de ensino em Guanambi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAHIA. Secretaria da Educação. Organizadores Curriculares Essenciais 2020/2021. Salvador, 2020.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1989.

GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7ª edição. São Paulo, SP: Grupo GEN, 2019.

GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/wf9CgwXVjpLFVgpwNkCgnnC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 09 mai. de 2021.

GÜNTHER, Maria Cecília Camargo. O Direito à Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, supl., p. S400-S412, abr./jun. 2014.

LOPES, Selva Paraguassu; SOUSA, Luisa Silva. EJA: uma educação possível ou mera utopia. Revista Alfabetização Solidária, [S.N], 2005. Disponível em: https://docplayer.com.br/49351-Eja-uma-educacao-possivel-ou-mera-utopia.html. Acesso em: 01 jul. 2022.

LOTTA, Gabriela Spanghero et al. Efeito de mudanças no contexto de implementação de uma política multinível: análise do caso da Reforma do Ensino Médio no Brasil. Revista de Administração Pública. 2021, v. 55, n. 2, pp. 395-413. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-761220190159. Acesso em: 18 jun. 2022.

NASCIMENTO, Sandra Mara do. Educação de Jovens e Adultos EJA, na visão de Paulo Freire. 45 f. Monografia (Especialização em Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paranavaí, PR, 2013. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/20898/2/MD_EDUMTE_2014_2_116.pdf. Acesso em: 22 jun. 2022.

ROCHA, R. A. EJA: Uma educação possível para reescrever uma história de vida. Web Artigos, 2015. Disponível em <https://www.webartigos. com/artigos/eja-uma-educacao-possivel-para-reescrever-uma-historia-de-vida /135233#:~:text=Considerando%20que%20a%20(EJA)%20%C3%A9,adequa da%2C%20mas%20que%20lutam%20por> Acesso em 15/09/2022.

SANTOS, Carlos Átila Lima dos et al. Educação física na perspectiva do ensino médio e da educação de jovens e adultos (as): impressões na formação inicial de professores (as). Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 2, p. 870-888, maio/ago. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62521. Acesso em: 01 jul. 2022.

SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de; DARIDO, Suraya Cristina. Para ensinar educação fisica: Possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Papirus, 2007.

VIEIRA, Maria Clarisse; LOPES, Reijane da Silva. Avaliação formativa na educação de jovens e adultos. Atos de Pesquisa em Educação, v. 15, n. 3, p. 847-864, out. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7911. Acesso em: 21 jun. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

VIEIRA, Maria Clarisse; LOPES, Reijane da Silva. Avaliação formativa na educação de jovens e adultos. Atos de Pesquisa em Educação, v. 15, n. 3, p. 847-864, out. 2020. ISSN 1809-0354. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7911. Acesso em: 21 jun. 2022.

VENÂNCIO, Luciana; NETO, Luiz Sanches. Instrumentos e critérios no processo de avaliação em Educação Física escolar: “Errar é humano”, mas é fonte de aprendizagem. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 21, n. 1, p. 58-73, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.19136. Acesso em 21 de jun. de 2022.

SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de; DARIDO, Suraya Cristina. Para ensinar educação fisica: Possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Papirus, 2007.

DARIDO, Suraya Cristina. A avaliação da educação física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 127-140, v. 16. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/41554. Acesso em: 07 nov. 2021.

SILVA, Eliane Maria. Contribuições do ensino da educação física na educação de jovens e adultos (EJA) para o processo de aprendizagem. Monografia. Senhor do Bonfim. 2021. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17425. Acesso em 18/06/2022.

SANTOS, Carlos Átila Lima dos et al. Educação física na perspectiva do ensino médio e da educação de jovens e adultos (as): impressões na formação inicial de professores (as). Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 2, p. 870-888, maio/ago. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62521. Acesso em: 01 jul. 2022.

ANDRADE JUNIOR, Sérgio Henrique Noblat de et al. O ensino da educação física na EJA: uma análise a partir de falas dos professores. Movimento. 2021, v. 27. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.112519. Acesso em: 18 jun. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CELLARD, André. A análise documental. in: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

SANTANA, L. R.; BARBOSA, W. C. G.; COUTO, F. P.; CARVALHO, M. de F. P. Práticas avaliativas de educação física na educação de jovens e adultos: o que dizem as pesquisas?. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 247–250, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p247-250. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/18425. Acesso em: 21 nov. 2024.