O papel do (a) coordenador (a) pedagógico (a): diálogos necessários
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p242-246Palavras-chave:
Coordenador (a) pedagógico (a), Formação continuada, Professores (as)Resumo
Este texto é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, sobre a formação continuada na prática da coordenação pedagógica, no município de Guanambi-BA. O presente estudo objetiva discutir o papel do (a) coordenador (a) pedagógico (a) na formação continuada de professores (as). Para isso, utilizou-se a pesquisa de abordagem qualitativa de caráter bibliográfico. O aporte teórico principal foram os estudos de Placco, Almeida e Souza (2011); (2012), Miziara, Ribeiro e Bezerra (2014) e Domingues (2014). Desse modo, as reflexões suscitadas durante o texto apontam que o (a) coordenador (a) pedagógico (a) estar sendo e se fazendo constantemente, visto que seu papel em mediar à formação continuada dos (as) docentes na escola, demanda pensar sua própria prática formativa, de modo que o conhecimento possa ser ressignificado.
Downloads
Referências
ALVES, Nilda Guimarães. Formação de docentes e currículos para além da resistência. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71, e227147, p. 1-18, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n71/1809-449X-rbedu-s1413-24782017227147.pdf.
DOMINGUES, Isaneide. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 6 ed. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
MIZIARA, Leni Aparecida Souto; RIBEIRO, Ricardo; BEZERRA, Giovani Ferreira. O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília-DF, v. 95, n. 241, p. 609-635, set./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v95n241/09.pdf. Acesso em: 05 jun. 2020.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas. Cadernos de Pesquisa, v.42, n.147, p.754-771, set./dez. 2012. p. 754-771.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O coordenador Pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Fundação Victor Civita, 2011.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como prática de significação. In: O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.