As contribuições do curso de extensão campos de experiências no cotidiano da educação infantil para a formação em pedagogia da infância
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p210-214Palavras-chave:
Formação Continuada, Extensão, Educação Infantil, ObEIResumo
O presente texto é resultado das vivências no Curso de extensão Campos de Experiências no cotidiano da Educação Infantil, desenvolvido no ano de 2021, pelo Observatório da Infância e Educação Infantil (ObEI), para a formação de gestoras/es, secretárias/os, coordenadoras/es e professoras/es da educação básica e estudantes do curso de Pedagogia dos territórios Sertão Produtivo e Velho Chico, na Bahia. Assim, esse trabalho tem por objetivo relatar a experiência de participar desse curso como estudantes de Pedagogia e monitoras de extensão e evidenciar a importância e as contribuições do curso de formação continuada para os profissionais da Educação. O estudo nos permite concluir que cursos como esse são imprescindíveis na vida do/da professor/a que estão realmente comprometidos em fazer uma educação de qualidade para todos, principalmente para entender o que faz sentido e do que já não faz mais sentido no trabalho com os bebês e crianças.
Downloads
Referências
BARROS, Manoel. Poeminha em língua de brincar. 1ª edição. São Paulo: Editora Record.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
FORMOSINHO-OLIVEIRA, Júlia; FORMOSINHO, João. Pedagogia em participação: a documentação pedagógica no âmago de instituição do direito da criança no cotidiano. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, vol. 30, n. 100, p. 115-130, set/dez de 2017.
NÓVOA, Antônio (1992a). Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
PINAZZA, Mônica Appezzato; FOCHI, Paulo Sérgio. Documentação Pedagógica: observar, registrar e (re)criar significados. Revista Linhas. Florianópolis, vol. 19, n. 40, p. 184-199, maio/ago. 2018.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: Escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
SILVA, Elenice de Brito Teixeira. Do sentido filosófico à significação pedagógica do cuidado. Revista contemporânea de Educação, vol. 12, n. 25, set/dez de 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.