Resgatando memórias, trajetórias e vivências da terceira idade: uma experiência de estágio no CRAS
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p176-180Palavras-chave:
CRAS, Estágio, Práticas educativas, Memórias, Terceira idadeResumo
O presente texto traz discussões resultado das experiências de estágio em espaços não formais, por meio do componente Curricular Pesquisa e Estágio I, no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia/DEDC Campus XII. A pesquisa teve como foco analisar as práticas educativas desenvolvidas no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, com a terceira idade antes/durante o período pandêmico, nos municípios de Candiba/BA e Pindaí/BA. Utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa e para coleta de dados foram realizados momentos de observação, roda de conversa, entrevista semiestruturada e diálogos com os/as participantes do CRAS dos dois municípios. Os dados apontam que o CRAS constitui-se em um espaço de grande importância na vida dos idosos que o frequentam. Representa um espaço de interação, de lazer e de produção cultural. Os relatos apresentados pelos/as participantes no que tange às memórias e vivências produzidas demonstram a relevância do trabalho desenvolvido na instituição.
Downloads
Referências
BRANDÃO, C. R. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2006.
CASTRO, Anita Monik Teixeira Meira de; MOITINHO, Cleidemar Ramos. História de vida de idosos no ensino superior: percursos inesperados de longevidade escolar. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação - Campus XII, 2017.
HALBWACHS, M. A memória coletiva. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2012.
PIMENTA, S. G; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SILVA, Priscila Teixeira da. O olhar da escola sobre a juventude do campo na comunidade de Mutãs, Bahia: linhas que se cruzam, tessituras a se fazer. Dissertação (Mestrado profissional em Educação do Campo)- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB- Amargosa, Ba. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.