O projeto pedagógico do curso de pedagogia da UNEB DEDC/CAMPUS XII: recusa a noção de competência

Autores

  • Alessandra da Silva Reis Costa Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Geice Paula Brito Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p121-125

Palavras-chave:

Política Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação de Professores, Análise documental, Pedagogia

Resumo

O texto apresenta resultados parciais da pesquisa de Iniciação Científica vinculada à UNEB - DEDC/Campus XII. A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa, de natureza documental. Para tanto, foi realizada análise das orientações para a Formação de Professores nas Resoluções CNE/CP 02/2015 e Resolução CNE/CP 02/2019, problematização da noção de competência que subsidia as deliberações para os cursos de formação docente, nos moldes da Resolução CNE/CP 02/2019 e analisada a opção que sustenta o PPC da Uneb DEDC/Campus XII. O PPC analisado fundamenta sua proposta de formação de professores para além da dimensão técnica, preceitua sólida formação intelectual e profissional que contemple dimensões éticas e estéticas, política e socioambiental. Com isso fica evidente que a perspectiva teórica adotada no PPC do curso de Pedagogia do DEDC/Campus XII, não compartilha do entendimento da formação docente baseada na pedagogia das competências, postuladas na Resolução CNE/CP nº 02/2019.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

COSTA, A. da S. R.; PEREIRA, G. P. B. O projeto pedagógico do curso de pedagogia da UNEB DEDC/CAMPUS XII: recusa a noção de competência. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 121–125, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p121-125. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/18361. Acesso em: 22 dez. 2024.