O projeto pedagógico do curso de pedagogia da UNEB DEDC/CAMPUS XII: recusa a noção de competência
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p121-125Palavras-chave:
Política Curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação de Professores, Análise documental, PedagogiaResumo
O texto apresenta resultados parciais da pesquisa de Iniciação Científica vinculada à UNEB - DEDC/Campus XII. A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa, de natureza documental. Para tanto, foi realizada análise das orientações para a Formação de Professores nas Resoluções CNE/CP 02/2015 e Resolução CNE/CP 02/2019, problematização da noção de competência que subsidia as deliberações para os cursos de formação docente, nos moldes da Resolução CNE/CP 02/2019 e analisada a opção que sustenta o PPC da Uneb DEDC/Campus XII. O PPC analisado fundamenta sua proposta de formação de professores para além da dimensão técnica, preceitua sólida formação intelectual e profissional que contemple dimensões éticas e estéticas, política e socioambiental. Com isso fica evidente que a perspectiva teórica adotada no PPC do curso de Pedagogia do DEDC/Campus XII, não compartilha do entendimento da formação docente baseada na pedagogia das competências, postuladas na Resolução CNE/CP nº 02/2019.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (ANFOPE). Nota sobre a Base Nacional Comum para Formação de Professores, 2018. Disponível em: https://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2020/03/Nota-entidades-BNC-da-forma%C3%A7%C3%A3o-de-professores-17dez2018.pdf. Acesso em: 08 out. 2021.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (Anped). Uma Formação Formatada, Posição da Anped sobre o “texto referência- Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a formação inicial e continuada de professores da educação básica”, 2019. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/posicao-da-anped-sobre-texto-referencia-dcn-e-bncc-para-formacao-inicial-e-continuada-de. Acesso em: 12 mai. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 1 de julho de 2015. Brasília, 2015.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília, 2019.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2/2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no âmbito da Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/53031-resolucoes-cp-2017. Acesso em: 08 jul. 2021.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de licenciatura no Brasil: a BNC-Formação. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 46, p. 1-19, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.8916. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8916. Acesso em: 10 out. 2021.
DOURADO, L. F. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica: Concepções e Desafios. In: Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, no. 131, p. 299-324, abr./jun. 2015.
HOBOLD, Márcia de Souza; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Apresentação do dossiê̂ temático formação de professores: projetos em disputa. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 46, p. 1-8, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.8912. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8912. Acesso em: 9 out. 2021.
HYPOLITO, Álvaro Moreira. Padronização curricular, padronização da formação docente: desafios da formação pós-BNCC. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 46, p. 1-18, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.8915. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8915. Acesso em: 8 out. 2021.
UNEB. Resolução nº 2.131/2021, aprova o Currículo Reformulado do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura. DEDC/Campus XII – Guanambi. Publicada no DOE de 14.04.2021, p. 19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.