Experiências acerca dos saberes e práticas étnico-raciais, afro-brasileiras e quilombolas
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p68-72Palavras-chave:
Práticas Educativas, Relações Étnico-raciais, Reconhecimento, Quilombos, ExperiênciaResumo
Este relato objetiva apresentar um recorte das experiências e reflexões vivenciadas como bolsista voluntária de extensão do Grupo de Estudos Educação e Relações Étnico-Raciais: saberes e práticas afro-brasileiras e quilombolas do Território do Sertão Produtivo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) do Departamento de Educação (DEDC), Campus XII de Guanambi, com destaque para uma roda de conversa e uma live realizadas no ano 2021. O grupo de estudo foi criado em 2004, atualmente se encontra na terceira versão, o qual está vinculado à linha de pesquisa Currículo, Diversidade e Formação Docente do Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire/CNPQ da UNEB/DEDC/XII. O grupo conta também com pesquisadores do Campus VI de Caetité, Campus XVII de Bom Jesus da Lapa, do Instituto Federal Baiano de Itapetinga-BA, professores da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação, pessoas dos movimentos sociais, especificamente quilombolas. As atividades extensionistas me proporcionaram aprendizagens e experiências acerca dos quilombos, currículo, identidade, diversidade, racismo, políticas de ações afirmativas e formação docente, as quais possibilitaram que os conceitos romantizados acerca das populações afro-brasileiras fossem desconstruídos, contribuindo significativamente com a minha formação humana e acadêmica.
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Referências
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