Experiências acerca dos saberes e práticas étnico-raciais, afro-brasileiras e quilombolas
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p68-72Palavras-chave:
Práticas Educativas, Relações Étnico-raciais, Reconhecimento, Quilombos, ExperiênciaResumo
Este relato objetiva apresentar um recorte das experiências e reflexões vivenciadas como bolsista voluntária de extensão do Grupo de Estudos Educação e Relações Étnico-Raciais: saberes e práticas afro-brasileiras e quilombolas do Território do Sertão Produtivo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) do Departamento de Educação (DEDC), Campus XII de Guanambi, com destaque para uma roda de conversa e uma live realizadas no ano 2021. O grupo de estudo foi criado em 2004, atualmente se encontra na terceira versão, o qual está vinculado à linha de pesquisa Currículo, Diversidade e Formação Docente do Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire/CNPQ da UNEB/DEDC/XII. O grupo conta também com pesquisadores do Campus VI de Caetité, Campus XVII de Bom Jesus da Lapa, do Instituto Federal Baiano de Itapetinga-BA, professores da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação, pessoas dos movimentos sociais, especificamente quilombolas. As atividades extensionistas me proporcionaram aprendizagens e experiências acerca dos quilombos, currículo, identidade, diversidade, racismo, políticas de ações afirmativas e formação docente, as quais possibilitaram que os conceitos romantizados acerca das populações afro-brasileiras fossem desconstruídos, contribuindo significativamente com a minha formação humana e acadêmica.
Downloads
Referências
FIGUEREDO, Marinete da Frota. O currículo da rede municiapl de ensino de Guanambi: indagações acerca da diversidade cultural. F. 138, 2021. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista,Ba, 2021.
GRUPO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Memória, história e cotidiano da Comunidade de Queimadas. YouTube. 21 de set. de 2021. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=9-Vc5xeTcJA&t=523s >. Acesso em: 21 de setembro de 2021.
MACÊDO, Dinalva de Jesus Santana. Educação em Comunidades Quilombolas do Território de Identidade do Velho Chico/BA: indagações acerca do diálogo entre as escolas e as comunidades locais. F. 217, 2015. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, 2015.
SANTOS, Jamille Pereira Pimentel. As etnicidades gerecionais presentes na dinâmica do nascer, viver e morrer na comunidade quilombola Queimadas/BA. F. 199,2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2017.
SOUSA, Rosemária Juazeiro Pinto de. Educação Escolar e as implicações na construção da identidade étnico-racial dos estudantes quilombolas da região de Maniaçu – Caetité/BA. F. 112, 2020. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.