Experiências acerca dos saberes e práticas étnico-raciais, afro-brasileiras e quilombolas

Autores

  • Karine Benevides da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Dinalva de Jesus Santana Macêdo Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p68-72

Palavras-chave:

Práticas Educativas, Relações Étnico-raciais, Reconhecimento, Quilombos, Experiência

Resumo

Este relato objetiva apresentar um recorte das experiências e reflexões vivenciadas como bolsista voluntária de extensão do Grupo de Estudos Educação e Relações Étnico-Raciais: saberes e práticas afro-brasileiras e quilombolas do Território do Sertão Produtivo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) do Departamento de Educação (DEDC), Campus XII de Guanambi, com destaque para uma roda de conversa e uma live realizadas no ano 2021. O grupo de estudo foi criado em 2004, atualmente se encontra na terceira versão, o qual está vinculado à linha de pesquisa Currículo, Diversidade e Formação Docente do Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire/CNPQ da UNEB/DEDC/XII. O grupo conta também com pesquisadores do Campus VI de Caetité, Campus XVII de Bom Jesus da Lapa, do Instituto Federal Baiano de Itapetinga-BA, professores da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação, pessoas dos movimentos sociais, especificamente quilombolas. As atividades extensionistas me proporcionaram aprendizagens e experiências acerca dos quilombos, currículo, identidade, diversidade, racismo, políticas de ações afirmativas e formação docente, as quais possibilitaram que os conceitos romantizados acerca das populações afro-brasileiras fossem desconstruídos, contribuindo significativamente com a minha formação humana e acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FIGUEREDO, Marinete da Frota. O currículo da rede municiapl de ensino de Guanambi: indagações acerca da diversidade cultural. F. 138, 2021. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista,Ba, 2021.

GRUPO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Memória, história e cotidiano da Comunidade de Queimadas. YouTube. 21 de set. de 2021. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=9-Vc5xeTcJA&t=523s >. Acesso em: 21 de setembro de 2021.

MACÊDO, Dinalva de Jesus Santana. Educação em Comunidades Quilombolas do Território de Identidade do Velho Chico/BA: indagações acerca do diálogo entre as escolas e as comunidades locais. F. 217, 2015. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, 2015.

SANTOS, Jamille Pereira Pimentel. As etnicidades gerecionais presentes na dinâmica do nascer, viver e morrer na comunidade quilombola Queimadas/BA. F. 199,2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2017.

SOUSA, Rosemária Juazeiro Pinto de. Educação Escolar e as implicações na construção da identidade étnico-racial dos estudantes quilombolas da região de Maniaçu – Caetité/BA. F. 112, 2020. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2020.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

SILVA, K. B. da; MACÊDO, D. de J. S. Experiências acerca dos saberes e práticas étnico-raciais, afro-brasileiras e quilombolas. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 68–72, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p68-72. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17917. Acesso em: 12 maio. 2024.