Crianças em casa! os impactos da pandemia na relação das crianças com a natureza

Autores

  • Fernanda de Deus Junqueira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Juliane dos Santos Amorim Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Laiane Soares Couto Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Elenice de Brito Teixeira Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p43-48

Palavras-chave:

Criança, Natureza, Pandemia

Resumo

Houve impacto da pandemia na vida das crianças? Por onde brincaram durante o período de isolamento social e fechamento de espaços públicos? Neste trabalho, apresentamos dados da pesquisa realizada no âmbito do Programa de Iniciação Científica que buscou compreender o impacto da pandemia da vida das crianças, como também, o lugar onde brincaram durante este período. Os dados foram gerados por meio de levantamento bibliográfico e questionário respondido por 605 famílias de crianças de 0 a 6 anos, matriculadas na Educação Infantil e residentes nos territórios Sertão Produtivo ou Velho Chico. O estudo conclui que as crianças foram impactadas na relação com a natureza durante a pandemia, sobretudo na brincadeira em espaços ao ar livre e de materiais naturais. Isso carece de uma ação familiar, escolar, comunitária, governamental em prol de mitigar tais efeitos, já que foram mais de dois anos “em pausa” de algumas possibilidades para o seu desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Maria Isabel Amando de (org.). Desemparedamento da infância: a escola como um lugar de encontro com a natureza. 2. ed. Rio de Janeiro: Criança e Natureza e Instituto Alana, 2018. 116 p.

CHAWLA, Louise. Benefits of Nature Contact for Children. Journal Of Planning Literature, [S.L.], v. 30, n. 4, p. 433-452, 2015.

FAN, Yunfei et al. SARS pandemic exposure impaired early childhood development in China. Scientific Reports, [S.L.], v. 11, 2021.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LANNOY, Louise de et al.. Regional differences in access to the outdoors and outdoor play of Canadian children and youth during the COVID-19 outbreak. Canadian Journal Of Public Health, [S.L.], v. 111, n. 6, p. 988-994, 2020.

LOUV, Richard. A Última Criança na Natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do deficit da natureza. São Paulo: Aquariana, 2016. 412 p.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia Científica. 5. ed. Porto Alegre: Atlas, 2003.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

NEHEAB, Marcio Fernandes (org.). Covid-19 e Saúde da Criança e do Adolescente. 2020. Elaborada por Fundação Oswaldo Cruz e Instituto Nacional Fernandes Figueira.

PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do Chão:: a natureza, o imaginário e o brincar. Editora Peiropólis, 2016.

TEIXEIRA, Adriana Moreira Pimentel et al. Relatório de pesquisa [livro eletrônico]: Infância e Pandemia nos Territórios do Sertão Produtivo e Velho Chico [Bahia - 2021]. -- Caetité, BA: Juliane dos Santos Amorim, 2020. PDF.

TEIXEIRA, Adriana Moreira Pimentel et al. Relatório de pesquisa [livro eletrônico]: Infância e Pandemia nos Territórios do Sertão Produtivo e Velho Chico [Bahia - 2021]. -- Caetité, BA: Juliane dos Santos Amorim, 2021. PDF.

TIRIBA, Léa. Educação Infantil como Direito e Alegria. Laplage em Revista, [S.L.], v. 3, n. 1, p. 72-86, 2017.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

JUNQUEIRA, F. de D.; AMORIM, J. dos S.; COUTO, L. S.; SILVA, E. de B. T. Crianças em casa! os impactos da pandemia na relação das crianças com a natureza. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 43–48, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p43-48. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17909. Acesso em: 21 nov. 2024.