Ciranda infantil - brincando, rodopiando e aprendendo na universidade: uma análise a partir da monitoria de extensão

Autores

  • Kelly Tarciara Ferreira do Amaral Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Daniela Pereira Reis Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Gerusa Leilane Batista Lobato Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Tamara Silva Barbosa Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Jany Rodrigue Prado Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p37-42

Palavras-chave:

Acolhimento, Brincar, Ciranda, Crianças, Mães/pais universitárias

Resumo

Esse texto surge a partir das vivencias no Projeto de Extensão “Ciranda Infantil: brincando, rodopiando e aprendendo na universidade” pelas monitoras graduandas do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – DEDC XII.  O mesmo objetiva enfatizar a importância do projeto como suporte às mães/pais, funcionários/as e visitantes, destacar a relevância da extensão como espaço formativo para as discentes e refletir como o brincar proporciona experiências positivas para as crianças. Os diálogos presentes neste texto surgem a partir da observação participante, análise dos registros no diário de campo, estudos bibliográficos feitos nas reuniões entre monitoras e coordenadoras do projeto. Os resultados e discussões apontam a Ciranda como um espaço amplo de formação social, disposto a acolher as crianças, mães/pais que necessitam desse apoio e estudantes em seu processo de formação. O projeto se constitui uma teia que agrega benefícios para todos os integrantes da Universidade.

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Referências

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

AMARAL, K. T. F. do; REIS, D. P.; LOBATO, G. L. B.; BARBOSA, T. S.; PRADO, J. R. Ciranda infantil - brincando, rodopiando e aprendendo na universidade: uma análise a partir da monitoria de extensão. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 37–42, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v7.i9.p37-42. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17908. Acesso em: 22 dez. 2024.