A educação física no campo da memória: possibilidades de estudo

Autores

  • Nivalda Pereira Coelho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Felipe Eduardo Ferreira Marta Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p50-53

Palavras-chave:

Educação Física, Memória, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente texto utilizou-se da pesquisa sistemática para analisar as possibilidades de estudo da Educação Física dentro do Programa de Pós-Graduação em Memória e Sociedade da UESB, permitindo identificar suas aproximações com o campo da memória. Constatou-se que os pesquisadores utilizam distintas teorias para discutirem seus objetos de estudo, obtendo êxito nos resultados esperados. A memória em suas múltiplas possibilidades de pesquisa agrega potenciais contribuições para a Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência. Por uma sociologia clínica do campo científico. Trad. Denice Barbara Catani. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.

CABRAL, A. P. Trajetória Profissional e Formação Continuada dos Professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino da Bahia: Tecendo fios de memória. 2016. 126f. Dissertação (Mestrado)- Vitória da Conquista, 2016.

CAIADO, R; RANGEL, L. A; QUELHAS, O. L. G; NASCIMENTO, D. Metodologia de revisão sistemática da literatura com aplicação do método de apoio multicritério à decisão SMARTER. XII Congresso Nacional em Gestão e III INOVARSE - Responsabilidade Social Aplicada, Rio de Janeiro, 2016.

CARVALHO, M. J. F. Formação de professores de Educação Física nas universidades estaduais baianas: memória e perspectivas contemporâneas. 2016. 113f. Dissertação (Mestrado) - Vitória da Conquista, 2016.

CORDEIRO, V. D. Por uma sociologia da memória: análise e interpretação da teoria da memória coletiva de Maurice Halbwachs. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. Tradução de Laurence Léon Schaffter. Vértice, São Paulo- SP, 1990.

MAGALHÃES, L. D. R. História, memória e a educação: relações consensuais e contraditórias. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 67, p. 165-174, mar 2016.

MINAYO, Maria Cecília Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2000.

RIBEIRO, J. C. Memórias da organização profissional do campo e habitus esportivo maranhense: Associação dos Profissionais de Educação Física, Esportes e Lazer do Estado do Maranhão –APEFELMA (1980 -2000). 2018. 234f. Dissertação (Mestrado)–Vitória da Conquista, 2018.

SAMPAIO JUNIOR, N. V. Memórias da formação e práticas educativas de professores de educação física no município de Jequié. 2016. 139f. Dissertação (Mestrado) - Vitória da Conquista, 2016.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

COELHO, N. P.; MARTA, F. E. F. A educação física no campo da memória: possibilidades de estudo. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 50–53, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p50-53. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17870. Acesso em: 23 nov. 2024.