Entrelaçamentos e cruzos: narrativas de professoras/es de educação física em tempos de pandemia no processo de orientação coletiva
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p18-21Palavras-chave:
Narrativas, Orientação coletiva, Educação FísicaResumo
O objetivo deste trabalho é analisar/problematizar as narrativas escritas de professoras/es de Educação Física vinculadas/os ao Programa de Pós-Graduação em Educação, de uma Universidade Pública, pela experiência da orientação coletiva no período de pandemia do Coronavírus, questionando os seus processos, atravessamentos do fluxo narrativo, entrelaçamentos e cruzos. Situamos o trabalho no campo das pesquisas narrativas autobiográficas. Acreditamos que o processo de orientação coletiva é um espaço potente para a construção dos projetos de pesquisa, mas também, um espaço de formação importante nas trajetórias de mestrandas/dos, doutorandas/dos, e da professora universitária que os guiam.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 7. ed., São Paulo – SP: Brasiliense, 1996.
FREITAS, Luís Carlos de. Três teses sobre as reformas empresariais da educação: perdendo a ingenuidade. Cad. Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 137-153, maio-ago., 2016. Acesso em: 18 de set. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/RmPTyx4p7KXfcQdSMkPGWFy/abstract/?lang=pt
HYPÓLITO, Álvaro Moreira. Políticas Curriculares, Estado e Regulação. Educação e Sociedade, Campinas, v.31, n.113, out./dez., p.1337-1354, 2010. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/77. Acesso em: 23 ago. de 2019.
KRENAK, Aílton. O amanhã não está à venda. São Paulo, Companhia das letras, 2020.
MOTTA, Thaís da Costa; BRAGANÇA, Inês. Ferreira de Souza. Pesquisaformação: uma opção teórico-metodologica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 4, n. 12, p. 1034-1049, set./dez. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6191/pdf. Acesso em: 12 de dez. de 2020.
PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. Memorial de formação: quando as memórias narram as histórias de formação. In: (Orgs.). Porque escrever é fazer história. Campinas: Editora Alínea, 2007.
RUFINO, Luiz. Pedagogia da encruzilhada. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SANTOS, Boaventura de Souza. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra, Almedina, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.