Percepção estudantil sobre o ensino-aprendizagem de conceitos termoquímicos com práticas lúdicas

Autores

  • Carmen de Assunção Neves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano
  • Robson Júnior dos Santos Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano
  • Sílvia Cláudia Marques Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p22-27

Palavras-chave:

Conceituação, Ludicidade, Química, Estratégias pedagógicas

Resumo

Esta pesquisa analisa a efetividade de ações lúdicas como estratégia pedagógica na aprendizagem de conceitos termoquímicos abordados no componente Química, sob a percepção discente, em turmas do 2.º ano do Ensino Médio dos Colégios Estaduais de Guanambi-BA. Neste enfoque, utilizaram-se os métodos de abordagem quali-quantitativa, subsidiados pelo instrumento questionário estruturado fechado, cujas abordagens contemplaram uma amostra de 72 alunos na qual corresponde a 20% dos 361 estudantes destes Colégios. Os resultados apontam a necessidade da presença lúdica na compreensão dos conceitos termoquímicos abordados em Química, cujas estratégias fortalecem habilidades cognitivas, além de ressignificarem os métodos de ensino. Todavia, se faz necessário haver o caráter da aula tradicional dada sua funcionalidade.  Esta requer atualização para a nova sociedade tecnológica, posto que, as motivações e as estratégias lúdicas aprimoram sentidos e o interesse discente para uma consequente aprendizagem.

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Publicado

2023-06-21

Como Citar

NEVES, C. de A. .; COSTA, R. J. dos S. .; LIMA, S. C. M. . Percepção estudantil sobre o ensino-aprendizagem de conceitos termoquímicos com práticas lúdicas. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 22–27, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p22-27. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17747. Acesso em: 22 dez. 2024.