Percepção estudantil sobre o ensino-aprendizagem de conceitos termoquímicos com práticas lúdicas
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p22-27Palavras-chave:
Conceituação, Ludicidade, Química, Estratégias pedagógicasResumo
Esta pesquisa analisa a efetividade de ações lúdicas como estratégia pedagógica na aprendizagem de conceitos termoquímicos abordados no componente Química, sob a percepção discente, em turmas do 2.º ano do Ensino Médio dos Colégios Estaduais de Guanambi-BA. Neste enfoque, utilizaram-se os métodos de abordagem quali-quantitativa, subsidiados pelo instrumento questionário estruturado fechado, cujas abordagens contemplaram uma amostra de 72 alunos na qual corresponde a 20% dos 361 estudantes destes Colégios. Os resultados apontam a necessidade da presença lúdica na compreensão dos conceitos termoquímicos abordados em Química, cujas estratégias fortalecem habilidades cognitivas, além de ressignificarem os métodos de ensino. Todavia, se faz necessário haver o caráter da aula tradicional dada sua funcionalidade. Esta requer atualização para a nova sociedade tecnológica, posto que, as motivações e as estratégias lúdicas aprimoram sentidos e o interesse discente para uma consequente aprendizagem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Irene Rodrigues de; ALMEIDA, Valdirene Rodrigues de; SOUSA, Claudia de Oliveira de. O papel da ludicidade na educação infantil na perspectiva de professora de uma escola pública do interior do estado de Mato Grosso. Revista Eletrônica da Faculdade de Alta Floresta, Mato Grosso, v. 6, n. 2, p. 58-73, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: ciências naturais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: 17 nov. 2018.
CABRAL, Zuleica Aparecida. Ser professor na cultura digital: e agora? Artefactum: Revista de Estudos em Linguagem e Tecnologia, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, 2015.
CUNHA, Marcia Borin da. Jogos no ensino de Química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 92-98, maio 2012.
DAL-FARRA, Rossano André; LOPES, Paulo Tadeu Campos. Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos. Nuances: Estudos sobre Educação, São Paulo, v. 24, n. 3, 2013. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2698/2362. Acesso em: 18 nov. 2018.
IBGE. Principais informações sobre o município de Guanambi. 2017. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/busca.html?searchword=GUANAMBI&searchphrase=all Acesso em: 17 nov. 2018.
MEDEIROS, Claudia Escalante. Uma proposta para o ensino de Química em busca da superação dos obstáculos epistemológicos. 2014. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
PESSOA, Wilton Rabelo; ALVES, José Moysés. Motivação para estudar química: configurações subjetivas de uma estudante do segundo ano do ensino médio. Interacções, v. 11, n. 39, p. 589-601, 2015.
PINTO, Angelo C. O ensino médio de química: o que fazer para melhorá-lo? Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 23, n. 6, p. 985-986, 2012.
PORTO, Maria das Graças Cleophas. Jogo, TIC e ensino de química: uma proposta pedagógica. Recife: UFRPE, 2015. 249 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015.
RUSHTON, Gregory T.; LOTTER, Christine; SINGER, Jonathan. Chemistry teachers’ emerging expertise in inquiry teaching: the effect of a professional development model on beliefs and practice. Journal of Science Teacher Education, v. 22, n. 1, p. 23-52, 2011.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MALDANER, Otávio Aloisio (Orgs). Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2010. 368 p.
SILVA, Gerson Pindaíbs da. A educação infantil na contemporaneidade. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 2,. v. 1, p 527-539, abr. 2017.
SILVA, Vinícius Gomes da. A importância da experimentação no ensino de química e ciências. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016.
SOARES, Márlon Hebert Flora Barbosa. Jogos e atividades lúdicas no ensino de Química. 2004. 203f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2004.
TRINDADE, Simeia Barbosa; LIMA, Sílvia Cláudia Marques. Estrutura didático-pedagógica e capacitação docente em química no ensino médio dos colégios estaduais inseridos no Pibid, Guanambi-BA. 2015.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química ) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Guanambi, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.