Ensinar geometria nos primeiros anos do ensino fundamental: o que revelam professoras alfabetizadoras?

Autores

  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Ana Maria Porto Nascimento Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Solange Fernandes Maia Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p4-11

Palavras-chave:

Ensino de Geometria, Alfabetização, Escola, Formação de Professores

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que abordou o ensino de Geometria no Ciclo de Alfabetização. Foram objetivos deste estudo identificar o que compreendem professoras alfabetizadoras sobre Geometria, de que forma o seu ensino está sendo desenvolvido e o que esperam aprender em um espaço de estudo constituído na escola. Os dados foram produzidos a partir da realização de uma entrevista com um grupo de cinco professoras. Para a análise dos dados optou-se pela Análise de Conteúdo. Os conteúdos produzidos pelas professoras alfabetizadoras indicaram que a realidade de não aprendizagem dos conceitos geométricos e do consequente ensino inadequado destes conceitos ainda é uma realidade que inquieta e que instiga os estudiosos em Educação Matemática. Pretende-se, com essa atividade piloto, ampliar e buscar representativos da rede municipal de ensino, inclusive constituindo a escola enquanto espaço de pesquisa e formação.

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Publicado

2023-06-21

Como Citar

SILVA, A. J. N. da .; NASCIMENTO, A. M. P.; PEREIRA, S. F. M. . Ensinar geometria nos primeiros anos do ensino fundamental: o que revelam professoras alfabetizadoras?. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 5, n. 7, p. 4–11, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v5.i7.p4-11. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17745. Acesso em: 22 dez. 2024.