Relevância da valorização da atenção à saúde do adolescente na rede básica: um relato de experiência

Autores

  • Luana Costa Ferreira Centro Universitário FG - UNIFG
  • Raiza Magalhães Martins Rêgo Badaró Centro Universitário FG - UNIFG
  • Paula Luísa Lima Melo de Barros Centro Universitário FG - UNIFG
  • Tarcísio Viana Cardoso Centro Universitário FG - UNIFG
  • Andreza Lima Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5.i6.p79-81

Palavras-chave:

Adolescência, Grupos, Promoção da Saúde

Resumo

O presente estudo objetiva analisar a relevância da valorização da atenção à saúde do adolescente na rede básica, ao relatar a experiência vivenciada na implantação de um grupo de educação em saúde para esse faixa etária. Trata-se de um relato de experiência de um Projeto de Educação em Saúde, utilizando a metodologia de “Roda de Conversa”, a fim de verificar a percepção do adolescente com faixa etária de 11 a 15 anos, sobre si e do seu papel da sociedade para posteriormente montar uma estratégia de subsidiar a atenção voltada a saúde dessa população. Durante as dinâmica ofertadas, observou-se a vontade dos adolescentes de entender temas relacionados à saúde e aos aspectos sociais. O desejo de proporcionar atividades que deixem esse grupo mais próximo das ações preventivas foi mencionado no momento, sendo esta, a próxima etapa desse projeto. Apesar da ESF ser a porta de entrada da saúde primária, ainda não há ações de participação ativa dos adolescentes, e esta experiência demonstra que é possível incluir esse público neste processo, para que assim tenhamos a efetivação da saúde baseado nos princípios do SUS de universalidade, equidade e integralidade.

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Publicado

2023-06-07

Como Citar

FERREIRA, L. C. .; BADARÓ, R. M. M. R.; BARROS, P. L. L. M. de .; CARDOSO, T. V. .; SILVA, A. L. Relevância da valorização da atenção à saúde do adolescente na rede básica: um relato de experiência. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 79–81, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v5.i6.p79-81. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17599. Acesso em: 22 dez. 2024.