O processo de ensino e aprendizagem na alfabetização: reflexões sobre práticas de leitura e escrita

Autores

  • Maria Lúcia dos Santos Carvalho Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Elizabete Oliveira Lima Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Dinalva de Jesus Santan Macêdo Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v4i1.p42-56

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Práticas de Leitura e Escrita, PNAIC

Resumo

Este artigo busca refletir sobre práticas de leitura e de escrita numa turma do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, para compreender os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou de entrevista semiestruturada com a professora, grupo focal com os educandos, observação, diário reflexivo e análise documental. Os resultados apontam que a professora utiliza práticas de leitura diversificadas e contextualizadas e os educandos atribuem um valor positivo à leitura e à escrita. E apesar do PNAIC explicitar que o educando deve estar alfabetizado aos 8 anos de idade, muitas crianças com esta idade não estão alfabetizadas. Outro ponto a destacar, em relação a esse programa, é que boa parte dos educandos se encontra em defasagem idade/série. Um dos possíveis fatores que pode influenciar nesta aprendizagem, é a falta de apoio de alguns pais, talvez por não serem alfabetizados, ou pelo contexto social em que estão inseridos. Isso certamente dificulta o vínculo dos pais com a escola, o que também pode refletir na aprendizagem dos educandos. Todavia, é preciso não desconsiderar os condicionantes sociais, políticos e estruturais que interferem na vida escolar do educandos, pois o fenômeno educativo é muito complexo e extrapola os muros da escola.

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

CARVALHO, M. L. dos S.; LIMA, E. O.; MACÊDO, D. de J. S. O processo de ensino e aprendizagem na alfabetização: reflexões sobre práticas de leitura e escrita. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 42–56, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v4i1.p42-56. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17398. Acesso em: 22 dez. 2024.