A CONSTRUÇÃO DE UM PROTOCOLO DE PROJETAÇÃO PARA DESIGN PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO SINÉRGICA ENTRE O DESIGNER E O PEDAGOGO
Palavras-chave:
Design, Pedagogia, ProjetoResumo
Podemos constatar nas práticas pedagógicas correntes, que algumas inovações utilizadas e que incrementam a relação entre ensino e aprendizagem a partir das novas tecnologias, estão mais frequentes. Dentre essas manifestações que tem relação direta com novas tecnologias, novas abordagens e novos meios de viabilização e otimização do processo de ensino-aprendizagem, o design na sua vertente de comunicação visual tem sido um instrumento recorrente e aliado da pedagogia, sendo denominado design pedagógico. Com a preocupação de deixar mais clara a simbiose destas áreas e a necessidade de investigar um método de desenvolvimento e aplicação é que construímos nosso texto. Quando partimos de princípios fundamentais de projetação em design, tais quais: ergonomia informacional e metodologia do design, podemos assim afirmar que urge a necessidade de uma abordagem mais sistematizada de sua prática. A utilização do design, enquanto processo de construção de conteúdo pedagógico, prescinde de um protocolo mais ordenado, no emprego dos pressupostos comunicacionais para a construção de ferramentas instrucionais mais competentes. Existem princípios teóricos na projetação da comunicação visual, ou seja, a mensagem visual em qualquer que seja a sua dimensão, que pressupõem uma teoria de base e um método específico na sua construção, isso é, metodologia de projetação do design de comunicação visual. Nesse sentido, são diversos os autores, que desde os primórdios do design versam sobre a metodologia da construção da imagem, porém, a nossa escolha teórica e abordagem filosófica, é a teoria da Gestalt, uma escolha entre tantas alternativas consideráveis. Entendemos, portanto, a partir dos princípios de design, que o educador quando se utiliza dos conhecimentos de um designer, a exemplo da comunicação visual para viabilização dos seus fundamentos, no processo de ensino-aprendizagem está realmente fazendo design pedagógico. Na construção da comunicação visual, atributos como: padrão cromático, forma, configuração, equilíbrio, tipografia, esqueleto estrutural, usabilidade, pregnância, gradiente tonal e tantos outros que constrói a sintaxe da mensagem imagética, são elementos fundamentais na proposição da mensagem visual. Diante dos atributos listados, podemos afirmar que estes podem ser definitivos para fins pedagógicos, daí a necessidade de um projetador na construção da mensagem visual com fins instrucionais. Sistematizar os elementos visuais citados com fins previamente estabelecidos a partir de conceitos da pedagogia e formulações do planejamento pedagógico é uma ação perfeitamente exequível quando existe um alinhamento sinérgico entre o pedagogo e o designer, fazendo com que essas áreas aparentemente estanques do conhecimento humano trabalhem juntas. Diante do exposto concluímos que o design pedagógico é uma atividade que necessita de conhecimento de duas áreas distintas na construção de um protocolo de ação que contemple os axiomas da aprendizagem e da comunicação visual. Tal passo sistematizado será um ganho multidisciplinar no sentido de uma construção de uma terceira área de conhecimento, onde a aprendizagem e a comunicação sejam limítrofes e complementares, gerando práticas que podem ser determinantes na qualificação do ensino, na aprendizagem da construção e difusão do conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-11-16
Edição
Seção
Educação, práticas inovadoras e currículo na contemporaneidade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.