O USO DO CELULAR NA SALA DE AULA NO COLÉGIO ESTADUALGOVERNADOR LUÍS VIANA FILHO - NAZARÉ/BA
Palavras-chave:
Educação tecnológica, Celular, Sala de aulaResumo
Com os avanços de novas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) nos últimos tempos, percebeu-se que essas novas ferramentas poderiam ser utilizadas para auxiliar no processo de aprendizagem, na comunicação e ampliar a visão do aluno em relação ao mundo, com novas formas de conhecimentos e assim a tecnologia ganha um espaço cada vez maior nas escolas. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa propõe analisar como o uso do celular influencia na vida escolar dos alunos do Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho - Nazaré/BA. Assim, nesta pesquisa de campo foram realizadas entrevistas com 10 professores e 20 alunos do supracitado colégio, fazendo levantamentos de como o celular contribui na relação de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva foi possível analisar que o uso do celular sem ser utilizado como instrumento didático pelo professor, trouxe diversos desafios para os educadores, sendo o principal deles, a forma de lidar com o uso desses aparelhos na sala de aula. O poder da interatividade e funcionalidade dos aparelhos celulares fazem com que os professores se sintam “incapazes” de competir com recursos tecnológicos, e por esse motivo, os professores possuem restrições em utilizar o celular na sala de aula. Diante disso com os resultados observados, nota-se que a inclusão dos aparelhos celulares como recurso pedagógico tem um longo caminho a ser percorrido, porém se bem estudado torna-se importante à formação escolar e social, já que consegue ser um aparelho quase completo, por conter vários recursos, tais como: câmera fotográfica, câmera de vídeo, gravador de som, reprodutor de áudio, além de navegar na internet. Já os alunos apontam que o professor não precisa ensinar eles a usarem, pois já entendem bastante do assunto e não gera custos à escola, já que a maioria dos adolescentes possui um aparelho celular.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.