EDUCAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS: UM OLHAR SOBRE O PROJETO ESCOLAR DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR – JOÃO FLORÊNCIO GOMES
Palavras-chave:
Povos indígenas, Educação, Projeto escolarResumo
Este estudo é parte do projeto escolar “Bicentenário da Independência da Bahia", desenvolvido no Colégio da Polícia Militar – João Florêncio Gomes que tem como pressuposto abordar a questão indígena e quilombola no contexto da independência, para promover o conhecimento e a valorização da cultura, história e contribuições destes povos no processo histórico. Desta forma, se propõe, neste trabalho, analisar a situação da educação dos povos indígenas com enfoque nas dificuldades enfrentadas pelas comunidades no acesso à educação de qualidade. Por meio de pesquisas bibliográficas, observa-se que os quilombolas têm vivenciado marginalização histórica e enfrentam desafios para uma educação inclusiva. No contexto do projeto escolar, tem-se levantados dados que evidenciam a falta de uma educação escolar indígena que atenda as diversidades e autonomia desta população o que limita o acesso dos jovens indígenas a oportunidades educacionais adequadas à sua cultura. Além disso, a falta formação dos profissionais da educação para lidar com a diversidade cultural e linguística dos povos indígenas contribui para a dificuldade de adaptação e inclusão no ambiente escolar. Diante desses desafios, o projeto escolar para o 1º ano do Ensino Médio busca promover a conscientização e reflexão sobre a importância de políticas públicas que valorizem a cultura e história indígena, que respeitem suas especificidades e proporcionem uma educação inclusiva, possibilitando a ascensão social da comunidade indígena e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
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