DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO:UM ESTUDO A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Educação do Campo. Tema Transversal.Resumo
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo investigar as possibilidades e os desafios do fazer Educação Ambiental em escola do campo, tendo como lócus de estudo o Colégio Estadual Anativo do Sacramento, localizada no município de Sapeaçu. BA. A proposta então não é uma caracterização do meio rural ou uma descrição do que seriam em si escolas do campo. A proposta é tornar visível a importância da Educação Ambiental especificamente em escola do campo e investigar os desafios e as possibilidades disto acontecer, inclusive a partir de uma prática transversal. O texto está organizado buscando evidenciar a trajetória histórica e algumas percepções sobre a Educação Ambiental à luz de diferentes autores seguidos de algumas ponderações sobre a relação entre Educação Ambiental e educação do campo. A pesquisa se apresenta conforme a caracterização qualitativa com estudo de caso dentro da linha exploratória. Para tanto, serão utilizados como instrumento de coleta de informações, acervo bibliográfico, análise documental, observação, entrevistas semiestruturadas e análise dos dados. Apresentamos nesse texto resultados parciais da pesquisa, uma vez que a mesma se encontra em andamento. Até o momento, a pesquisa expõe os principais aspectos relacionados à Educação Ambiental e à Educação do Campo, bem como a importância do trabalhar a Educação Ambiental em escolas do campo. Além da analise documental realizada no PPP na escola investigada. Por fim, ao término desta averiguação, temos a intenção de construir uma cartilha sobre a temática discutida dirigida à escola pesquisada.