A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNEB
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Currículo, Formação de Professores.Resumo
Sabendo que o estudo da temática ambiental é fundamental para contribuir na formação do indivíduo, esta pesquisa tem como objetivo investigar como o tema Educação Ambiental está inserido no currículo dos cursos de Pedagogia, que são ofertados nos diversos campi da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A metodologia utiliza aportes da pesquisa qualitativa, empregando-se como técnicas para coleta de dados a análise documental e pesquisa bibliográfica. O desenvolvimento da pesquisa se deu por etapas, não estanques, mas integradas. No primeiro momento foi realizado um levantamento dos estudos e pesquisas de mestrado e doutorado que abordam o mesmo tema ou temas correlatos. Em segundo momento a identificação dos cursos de Pedagogia da UNEB procurando estabelecer relações que caracterizam os diferentes projetos pedagógicos. Por fim, foi realizada análise documental dos fluxogramas em relação à temática ambiental. A partir dessas informações estabeleceram-se discussões acerca dos documentos e fundamentação teórica a respeito de cada aspecto destacado no sentido de compreender qual a função da Educação Ambiental na formação docente nos cursos de Pedagogia da UNEB. Os resultados da pesquisa servirão como base para intervenções na educação superior na perspectiva da consolidação da Política Nacional de Educação Ambiental prevista em lei.
Downloads
Referências
ALMEIDA, O. da S; et al. Educação ambiental e a prática educativa: estudo em uma escola estadual de Divisa Alegre – MG. Revista Metáfora Educacional, n. 13 (jul. – dez. 2012), Feira de Santana – BA (Brasil), dez./2012. Disponível em: <http://www.valdeci.bio.br/revista.html>. Acesso em: 10 dez. 2015.
BAHIA. Universidade do Estado da Bahia. Projetos dos cursos de graduação. Salvador: UNEB. Disponível em: <http://www.uneb.br/prograd/projetos-dos-cursos-de-graduacao/>. Acesso em 30 mar. 2016.
BATISTA, M. do S. da S., FILGUEIRA, P. V. da S. Possibilidades de Inserção da Educação Ambiental no Ensino Superior. In: Como construir políticas públicas de educação ambiental para sociedades sustentáveis? [livro eletrônico]. Org. Maria
Henriqueta Andrade Raymundo, Thaís Brianezi, Marcos Sorrentino. – São Carlos SP: Diagrama Editorial, 2015.
BRASIL. Lei n. 9795 – Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 05 jan. 2016.
______. Lei 12.056/11 - Política Estadual de Educação Ambiental. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 2011. Disponível em: <http://www.meioambiente.ba.gov.br/arquivos/File/Publicacoes/Livros/PoliticaEducacaoAmbiental.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2015.
______. Lei Nº 6.938 - Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1981. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm>. Acesso em: 05 dez. 2015.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais – Meio Ambiente. Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 10.3).
______. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>. Acesso em 01 dez. 2015.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.
DORNFELD, C. B. Educação Ambiental: reflexões e desafios no Ensino Superior. 2015. UNESP. Disponível em: <http://www.foar.unesp.br/Home/projetoviverbem/educacao-ambiental-reflexoes-e-desafios-no-ensino-superior---resumo.pdf> Acesso em: 30 jun. 2016.
DOWBOR, L. Educação e desenvolvimento local. In: Globalização, Educação e Movimentos Sociais, v. 40, 2006.
GIDDENS, A. As conseqüências da modernidade. Trad. Raul Fiker. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
GOHN, M. da G. Movimentos Sociais e Educação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
GONZÁLEZ-GAUDIANO, E. Interdisciplinaridade e educação ambiental: explorando novos territórios epistêmicos. In: SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. (Orgs.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 119-133.
LAYRARGUES, P. P. Como desenvolver uma consciência ecológica? 1993. Disponível em: <http://material.nerea-investiga.org/publicacoes/user_35/FICH_ ES_40.pdf>. Acesso em: 25 de jun. 2016.
MEDINA, N. M. A formação dos professores em Educação Ambiental. In: Panorama da educação ambiental no ensino fundamental. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC; SEF, 2001. Disponível em: <http://graduacao.fael.edu.br/file.php/699/MATERIAL_COMPLEMENTAR_-AULA_7/panorama_educacao.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2015.
MEDINA, N. M. Breve Histórico da Educação Ambiental. In: Educação Ambiental caminhos trilhados no Brasil, org. Padua, Suzana M.; Tabanez Marlene F. Brasília: Instituto e Pesquisas Ecológicas, 1997; p. 265-267.
MORIN, E. Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2000.
NUNES, R. Educação ambiental no ensino universitário: condição de sustentabilidade. PensarCom – Revista Científica do Curso de Comunicação Social da FIC, Fortaleza – CE, ano II, n. 2. 2005. Disponível em: <http://www.fic.br/v4/revista /pensarcom/02/textos/Rosane%20Nunes.doc> Acesso em: 21 Jun. 2016.
PEREZ, Z. M. L. Educação Ambiental, Saneamento Ambiental e Promoção de Saúde. 2002. Disponível em: <http://www.asec.com.br/000111201asec/ArquivoAMR/EncontroTecnico/docs/Doc_Encontro03_ZuleicaMariaLisboaPerez.pdf>. Acesso em: 03 nov. 2015.
ROMANOWSKI. J. P., ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Revista Diálogo Educional, Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=237&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 05 mai. 2016.
ROSALEM, B. M.; BAROLLI, E. Ambientalização curricular na formação inicial de professores: o curso de pedagogia da Fe-unicamp. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 5, n. 1, p. 26-36, 2010.
SANTOS, E. S. Educação e Sustentabilidade. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 11, n. 18, p. 259-279, jul./dez. 2002.
SOUZA, R. T. Ética com fundamento: uma introdução à ética contemporânea. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004.
TEIXEIRA, C. SILVA, A. L. F. da. ALVES, J. M. Interdisciplinaridade e transversalidade na educação ambiental: uma análise da REMEA (2010-2012). Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, ISSN 1678-0701 v. 48, Ano XIII, 2014 Disponível em: <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1801&class=02>. Acesso em: 30 nov. 2015.
THOMAZ, C. E. Educação Ambiental na Formação Inicial de Professores. Dissertação de Mestrado em Educação. PUC-Campinas, 2006, 107 p.
THOMAZ, C. E.; CAMARGO, D. M. P. de. Educação ambiental no Ensino Superior: Múltiplos Olhares. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 18, p. 313-318, jan./jun. 2007.
TOZONI-REIS, M. F. de C. Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição. Ciência & Educação, v. 8, n. 1, p.83-96, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v8n1/07.pdf>. Acesso em: 13 out. 2015.
VERDI, M.; PEREIRA, G. R. Educação Ambiental na Formação de Educadores – O Caso da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 17, p. 375-391, jul./dez. 2006.