ESTUDOS AFRICANOS: PERSPECTIVAS DO ENSINO E PESQUISA
Palavras-chave:
Ensino, Pesquisa, ÁfricaResumo
O campo de pesquisa em história da África no Brasil tem se mostrado crescente nestes últimos anos. É notória a variedade de eventos direcionados a essa área de estudos, nos quais, tem sido divulgada pesquisas sobre diversos temas, períodos e lugares, sobretudo Moçambique. Vale destacar, outras áreas do conhecimento não têm se mostrado isentas deste movimento, a exemplo de letras e sociologia. Esta mobilização tem impactado na ampliação de publicações de trabalhos de autoria brasileira, do número de núcleos, grupos de pesquisa e Institutos de estudos africanos, da oferta de disciplinas específicas nas graduações e de cursos de pós-graduação, dentre outras iniciativas. Entretanto, pensar ensino e pesquisa de história da África e Cultura afro-brasileira nos remete a perguntas ainda não fartamente respondidas. Que ensino de história da África e afro-brasileira? Que metodologias e temas de pesquisa? Não é por acaso que essa discussão é por vezes retomada nos eventos. Com base nas experiências de pesquisa e formação de professoras do ensino básico e estudantes no ensino superior, esse artigo visa dialogar sobre o assunto, instigando o debate sobre o tema.