PRÁTICAS DE LEITURA DE GÉNEROS ACADÉMICOS
ENTRE OS DISCURSOS DOCENTES E AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Palavras-chave:
Práticas de leitura; Letramento; Modelos de letramento; Universidade de MoçambiqueResumo
O presente trabalho insere-se no quadro dos estudos dos Letramentos Académicos (LEA, 1994; LEA; STREET, 1998), uma perspectiva advinda dos Novos Estudos de Letramento (GEE, 2000; STREET, 2003; 2012), abordagem teórica que reflete sobre os usos da leitura e da escrita em contextos sociais específicos. Neste texto, propomo-nos descrever as práticas de leitura que ocorrem na Universidade em Moçambique, analisar e discutir os modelos de letramento que lhes estão subjacentes. A abordagem é de natureza qualitativa e consistiu na análise das respostas a um questionário aplicado a oito estudantes que frequentam o segundo e o quarto anos dos cursos de Licenciatura em Ensino de Português, Literatura Moçambicana e Arqueologia, na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, Moçambique. O exercício de análise permitiu concluir que o trabalho com a leitura caracteriza-se tanto pela ausência de orientação nas atividades leitoras, como pelo predomínio da abordagem de leitura como extração e fixação dos conteúdos dos textos.