O SISTEMA EDUCATIVO TRANSITÓRIO E A CONSTRUÇÃO DO ESTADO NAÇÃO EM ANGOLA NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1975-1992)

Autori

  • Dinis Kebanguilako

Parole chiave:

Sistema educativo, Hegemonização, Homogeneização

Abstract

A tentativa de criar um Estado-nação em Angola, com recurso ao sistema educativo, se pode entender também como um processo de “hegemonização política” da sociedade. O presente artigo examina como o sistema educativo foi influenciado pelas políticas públicas e processos de hegemonização e homogeneização política na primeira república em Angola. Analisa como os processos de hegemonização política e homogeneização cultural, bem como a implementação das políticas públicas como a Campanha Nacional de Alfabetização. A formação de jovens nos países socialistas visava a formação do “homem novo”, a criação de uma identidade nacional e a construção do Estado pós-colonial de orientação socialista.

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Biografia autore

Dinis Kebanguilako

Doutor em Educação pela UFBA. Professor do Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED - Luanda), coordenador do Mestrado em Ensino de História de Angola (ISCED Luanda).

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Pubblicato

2025-01-19