UMA ANDORINHA PODE DERRUBAR UM IMPÉRIO?

UMA HISTÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA NO CONTO “QUEM MANDA AQUI”, DE PAULINA CHIZIANE.

Autori

  • Ana Gabriella F. Silva Nóbrega UERN
  • Sebastião Marques Cardoso UERN

Parole chiave:

Literatura Africana Contemporânea; Pós-Colonialismo; Paulina Chiziane.

Abstract

Este artigo objetiva analisar as imagens da relação colonizado X colonizador presente no conto “Quem manda aqui?”, o primeiro dos três contos que constitui a obra As Andorinhas (2009), da escritora Paulina Chiziane, primeira romancista moçambicana. Sabendo que as suas narrativas revelam uma escrita libertária, buscaremos compreender a representatividade dos personagens e ações do enredo, ligados à história da colonização da África, bem como, a forma como a escritora consegue transformar em arte os percalços da realidade de sua comunidade, a fim de que possa, dessa maneira, ilustrar um roteiro de luta e resistência às tiranias. Para tanto, utilizaremos em nossa análise a teoria pós-colonial, em especial os estudos de Hall (2005); Memmi (1977); Spivak (2010); Fanon (2008) dentre outros que abordam a situação do colonizado e do colonizador. Por fim, observamos que o conto revela muito mais do que a presença simbólica de fatos históricos, pois denota também uma história de possibilidades, de esperança, de liberdade e, sobretudo, de resistência.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ana Gabriella F. Silva Nóbrega, UERN

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Professora substituta na UERN. Membro do Grupo de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa – GPORT.

Sebastião Marques Cardoso , UERN

Doutor em Teoria e História Literária (UNICAMP). Docente do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE), do Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL – e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – PPCL –, ambos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-05-23