OS DESAFIOS DA LEI DE PARIDADE NA SUA DIMENSÃO SOCIAL E POLÍTICA

O CASO DAS MULHERES NA GUINÉ-BISSAU

Auteurs-es

  • Peti Mama Gomes UFPA
  • Artemisa Odila Candé Monteiro UNILAB (Campus Redenção)

Mots-clés :

Guiné-Bissau; Mulheres; Lei de Paridade; Desafios.

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo contribuir, ainda que de modo preliminar, para a ampliação do debate de gênero na perspectiva guineense a partir da nova lei de Paridade (Lei de Quota) que obriga a participação ativa de mulheres nos lugares de tomada de decisão do Estado-Nacional. Partimos do pressuposto que é necessário criar políticas públicas de inclusão para as mulheres guineenses nas esferas social e política no país. E, para alcançar esse objetivo, adotou-se uma pesquisa bibliográfica e documental na coleta de seus dados, isto é, os trabalhos já elaborados e publicados serão de suma importância. Pesquisa documental, recorre a dados históricos de mulheres na luta anticolonial que foram registrados, por exemplo, em revistas, relatórios, e site. Esse trabalho pode servir como uma reflexão para pesquisadores e pesquisadoras de Ciências Sociais e Humanas que tenham interesse em questões de mulheres na Guiné-Bissau.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Peti Mama Gomes, UFPA

Doutoranda em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES). Mestra em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Artemisa Odila Candé Monteiro , UNILAB (Campus Redenção)

Professora do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- UNILAB.

Téléchargements

Publié-e

2022-05-24