ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA EDUCATIVO E O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA (SECUNDÁRIA E “UNIVERSITÁRIA”)
E SEUS DESAFIOS NA ÉPOCA NEOLIBERAL
Mots-clés :
Administração da educação, escola pública e democratização da gestão.Résumé
O presente texto surge de experiências de pesquisas desenvolvidas e/ou acompanhadas pelo autor, em estabelecimentos de ensino público (Secundário e Superior), tendo sido desenvolvido em forma de tese de doutorado defendida em 2017. A pesquisa tinha como propósito compreender, a partir de uma análise histórica, as políticas educativas moçambicanas, enquanto alternativas possíveis para analisar a ação gestionária e educativa, no âmbito da massificação, universalização e emancipação escolar e, por conta disso, à luz de Lima (1998), procura interpretar as configurações assumidas pelo Estado, o garante da educação universal. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter teórico, de abordagem qualitativa, baseada no levantamento bibliográfico e na análise documental. No que se refere aos resultados, os mesmos traduzem-se em reflexões mais profundas sobre o papel da escola pública na caracterização, empreendida em dois contextos históricos distintos de desenvolvimento da sociedade moçambicana. Estas políticas, caracterizam primeiramente as diretrizes públicas inerentes aos fortes valores da democratização do ensino e da desregulação da educação. Em seguida, relacionam também a gestão da diversidade social, demonstrando as implicações do gerencialismo no sistema educativo, sobretudo na maneira como estas políticas afetam a vida social, pois o capital assumiu o controle privado, o que revela o incumprimento do papel humano de inclusão e a cooperação social da educação pública. Pelo facto, a pesquisa sugere articulação interinstitucional entre a escola e Universidade.